Semana RU

Maia prepara a reabilitação de mais 7 blocos do Bairro do Sobreiro

Maia prepara a reabilitação de mais 7 blocos do Bairro do Sobreiro

O Concelho da Maia tem assumido uma importância crescente na Área Metropolitana do Porto (AMP). «Com mais de 15.600 empresas, localizadas principalmente nas suas 14 áreas de acolhimento empresarial, a Maia é um dos municípios mais industrializados do país. É também o município com maior proporção de empresas nos setores de alta e média-alta tecnologia», disse Joana Calvet, Chefe da Divisão de Planeamento da Câmara Municipal da Maia.

«Um ecossistema dinâmico que tem captado cada vez mais famílias que escolhem a Maia para viver», referiu. Neste contexto não só a obra nova, mas também a reabilitação urbana tem sido essencial para criar oferta.

No âmbito da reabilitação urbana uma das obras de maior impacto é a intervenção que tem vindo a ser desenvolvida no Bairro do Sobreiro. Construído no final da década de 70, a necessidade de intervenção e de reabilitação «despoletou a dinâmica da reabilitação urbana no centro da cidade e as repercussões na sua envolvente», referiu.

No foco desta intervenção estiveram a preocupação em «aumentar as condições de conforto térmico e de eficiência energética dos edifícios; a renovação da imagem e envolvente exterior dos edifícios; o incremento de fachadas ventiladas e com isolamento térmico; a aplicação de novas caixilharias com corte térmico e vidro duplo; a substituição de coberturas de amianto; e a renovação do sistema de drenagem de águas pluviais», deu nota Nuno Lopes, Arquiteto e Coordenador da Espaço Municipal - Renovação Urbana e Gestão do Património, E.M., S.A.

Sobre o futuro do Bairro do Sobreiro, a Câmara Municipal da Maia vai promover a reabilitação de mais 7 blocos (41 a 47) e construir um novo edifício “o Sobreiro 58”. «Um investimento já enquadrado no âmbito do Plano de recuperação e Resiliência – PRR, através do Programa 1.º Direito – Programa de Acesso ao Apoio à Habitação». Ainda no âmbito desta intervenção está prevista a criação de um novo centro comunitário e sociocultural de Vermoim/Sobreiro – o CIVIBOX e a reabilitação do espaço público envolvente, designadamente, a Alameda das Tílias e a Praceta das Acácias.

PUB
PUB