Semana RU

Sustentabilidade, perspetivas e investimento marcam 2º dia da Semana da Reabilitação Urbana

Sustentabilidade, perspetivas e investimento marcam 2º dia da Semana da Reabilitação Urbana

Decorre esta quarta-feira o segundo dia da Semana da Reabilitação Urbana do Porto, uma jornada que arranca com a discussão em torno do Pacto do Porto para o Clima e o seu desafio à reabilitação urbana.

Esta sessão, coorganizada pela ADENE, pela Câmara do Porto, pela OET e pela Vi, arranca pelas 10h, e vai centrar-se na prioridade máxima que tem hoje o tema da energia, especialmente num contexto de guerra na Europa, e numa altura em que o Porto acaba de lançar a iniciativa Pacto para o Clima. Importa perceber qual a ambição deste programa e como pode a fileira da construção e do imobiliário dar o seu contributo.

Segue-se a conferência “Perspetivas económicas e desafios ao mercado imobiliário. Custos de construção e outros temas”, coorganizada pela CBRE, pela Ci e pela VI. Com a inflação instalada, serão discutidas quais as atuais perspetivas para a economia, ou o que se pode esperar dos promotores e investidores imobiliários neste contexto desafiante.

Depois de almoço, o debate centra-se na “Atração de investimento e licenciamento. Duas faces da mesma moeda?”, na sessão coorganizada pela APPII, pelas câmaras de Gaia e do Porto, pela Reify. e pela VI. Hoje, a Área Metropolitana do Porto recebe cada vez mais empresas, turistas e investidores. Depois de anos de um verdadeiro renascer, como atrair mais investimento para esta região? E como um licenciamento equilibrado para a cidade pode fazer a diferença na construção de um clima de confiança e que represente mais investimento?

Encerra a jornada de discussão o tema “Revamping Porto! Turismo & Empresas – alavancas da reabilitação do Porto”, conferência coorganizada pela Câmara do Porto, pela JLL e pela VI. Num ano em que o turismo está de volta, com números recordes, a atratividade da cidade sai reforçada, e importa perceber como vai esta dinâmica positiva continuar a acelerar o crescimento da cidade e a sua atratividade como lugar para viver, trabalhar e disfrutar.

No auditório do Piso 2 do Palácio da Bolsa decorrem também várias sessões paralelas, sobre soluções sustentáveis para construção eficiente, Vila Nova de Gaia enquanto cidade relacional, responsabilidade ambiental e descarbonização, certificação LEED, e seminários jurídicos sobre alojamento local e descarbonização no imobiliário.

A 10ª Semana da Reabilitação Urbana do Porto realiza-se até 24 de novembro, esta quinta-feira, no Palácio da Bolsa. Saiba mais sobre o evento e garanta a sua presença aqui.

PUB
PUB