Retalho

Garagem Liz, na Almirante Reis, vai ser transformada em supermercado

Garagem Liz, na Almirante Reis, vai ser transformada em supermercado

O edifício da histórica Garagam Liz, na Avenida Almirante Reis, em Lisboa, será transformado num novo supermercado Continente.

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou na semana passada a proposta entregue pela Sonae MC, atualmente arrendatária do edifício classificado como Imóvel de Interesse Público, para a instalação do novo supermercado. A proposta foi aprovada com os votos a favor do PS, PSD e CDS, e votos contra do PCP e BE.

O edifício foi construído em 1933, e tem uma área total de 2.546 metros quadrados, distribuídos por dois andares, e é atualmente propriedade de privados. Tem como inquilinos, além da Sonae MC, a Garagem Auto Lis e a Cervejaria Barca Bela.

A proposta à qual o Eco teve acesso refere a «alteração de uso da antiga ‘Garagem Liz’ para um novo estabelecimento comercial (supermercado), propondo a substituição das caixilharias exteriores, mantendo o desenho do alçado original, a demolição da compartimentação interior existente (…), com a reconstrução da cobertura».

Segundo a autarquia, o projeto «permite reabilitar e salvaguardar o património cultural edificado. Acresce que os pequenos supermercados de bairro, de várias insígnias, permitem o acesso a pé aos moradores, o que tem especial interesse sobretudo para os mais idosos que ficam com uma oferta comercial mais variada e acessível». E garante que «a questão das cargas e descargas foi devidamente acautelada» para evitar constrangimentos na via pública.

Pelo facto de ser Imóvel de Interesse Público, o projeto de reconversão precisou também da aprovação da Direção Geral do Património Cultural (DGPC), que «emitiu, por três vezes, o seu parecer, nas duas primeiras fases, a 02/09/2019 e a 13/08/2020, com pareceres favoráveis condicionados (do ponto de vista técnico), e depois, a 26/11/2020, emitindo parecer favorável condicionado», cita o Eco.

Também o Departamento de Gestão da Mobilidade se pronunciou com dois pareceres desfavoráveis em 2020 e um favorável já em março deste ano. O Departamento de Higiene Urbana e a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior também são favoráveis à transformação do imóvel.

A Sonae MC não avança ainda mais pormenores sobre o projeto ou a sua construção.

PUB
PUB