Semana RU

Falta menos de uma semana para a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

Falta menos de uma semana para a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

Regressa já na próxima quarta-feira, de 6 a 8 de abril, a XI Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, com muitas novidades, e pela primeira vez no palco da LX Factory, em Alcântara.

A edição de 2022 da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa propõe uma agenda preenchida de várias iniciativas sobre a reabilitação urbana, sustentabilidade, inovação e tecnologia no imobiliário, incluindo debates e workshops, espaço de inovação, área expositiva de empresas e um novo prémio para jovens arquitetos.

A programação vai incluir um ciclo de 12 conferências com 120 oradores, que vão debater e refletir sobre os grandes temas da construção, reabilitação e imobiliário, passando pela tecnologia, sustentabilidade, economia, financiamento ou inclusão, com especial destaque para o setor residencial e para o mercado de Lisboa.

Está também confirmada a presença de mais de 30 empresas expositoras, com destaque para os setores dos materiais de construção, bem como investidores, construtores, promotores ou consultores nas mais diversas áreas de especialização. As principais associações estarão também representadas com um espaço próprio, bem como a autarquia e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

De acesso gratuito, a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa dirige-se a profissionais e particulares. A iniciativa é promovida pela Vida Imobiliária com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, contando ainda com o envolvimento ativo das principais associações do setor do imobiliário e construção, das Ordens Profissionais, bem como do universo Académico.

Entre as principais novidades da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa este ano estão o espaço Inova(RE), um cluster que reunirá as melhores soluções tecnológicas aplicadas à construção e imobiliário, os materiais mais inovadores e os novos talentos da arquitetura, com um especial foco na sustentabilidade e no impacto social. Este espaço tem o apoio institucional da Portugal Ventures com curadoria de Ricardo Luz e vai contar com a presença de diversas Capitais de Risco, funcionando também como um espaço de aproximação entre os investidores e as melhores ideias. Presentes no espaço estarão ainda cinco residentes da Casa do Impacto, uma plataforma de inovação e empreendedorismo social dinamizada pela SCML.

O Prémio Jovens Arquitectos é outra das novidades deste ano, uma coorganização da Vida Imobiliária e dos arquitetos Marco Roque Antunes, Paulo Serôdio e Paulo Durão, mentores do podcast Arquitetura Agora. A iniciativa, em estreia absoluta, visa promover e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas novas gerações de arquitetos portugueses distinguindo os melhores projetos de reabilitação urbana apresentados por arquitetos com menos de 40 anos. Os três vencedores serão conhecidos no primeiro dia da Semana da Reabilitação Urbana e vão poder mostrar os seus trabalhos no espaço Inova(RE).

A IX Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa conta com o apoio de diversas entidades do setor privado. Schmitt+Sohn, Grupo Preceram, Reynaers Aluminium e Ecociaf alinham nos patrocínios Platina. Na categoria Ouro incluem-se A400, Abreu Advogados, Avenue, Caixiave, Casais, CBRE, Eastbanc, Fassa Bartolo, Grupo SanJose, Mapei, Morais Leitão & Associados, Mota-Engil Real Estate, Reify., Round Hill Capital, Sanitana, Uponor, Victoria Seguros, PLMJ, e Vogue Homes. Nos patrocínios institucionais alinham a ADENE, ALP, APEMIP, APPII, CPCI, GECoRPA, e Ordem dos Engenheiros Técnicos. Os apoios institucionais cabem à ACAI, APFIPP, ASAVAL, Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Engenheiros, RICS e ULI Portugal. O Portal oficial é o Idealista e jornal oficial o Público Imobiliário. A C.Santos VP é a patrocinador automóvel oficial.

Saiba mais sobre a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa aqui, onde pode fazer a sua inscrição gratuita.

PUB
PUB