Criado em 2014, o atelier Merooficina soma um portfólio cada vez mais alargado, destacando entre os jovens arquitetos nacionais. Na edição de 2023, dois dos seus mais recentes projetos são candidatos ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.
Casa do Vilar, Guimarães
A reabilitação da Casa do Vilar situa-se na serra da Penha, em Guimarães. Trata-se de um projeto do atelier Merooficina – Arquitectos, com obra da NVE – engenharias, para responder a um cliente particular. A obra concluída em maio de 2022, revela um edifício que equilibra o vernacular e o restauro com formas contemporâneas de construir e habitar.
Casa da Afurada, Vila Nova de Gaia
Localizada na Afurada, em Vila Nova de Gaia, esta habitação unifamiliar contou com projeto de reabilitação do atelier Merooficina – Arquitectos e obra da construtora Rústico & Vertical. Uma união de esforços que permitiu dar uma nova vida a uma casa que se encontrava desabitada há alguns anos. A intervenção foi concluída em junho de 2022.
Vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana são anunciados dia 30 de maio
Em contagem decrescente, é grande a expectativa. Os vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) são anunciados no próximo dia 30 de maio, durante uma cerimónia que terá como palco o Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.
O PNRU tem o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a SECIL se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil.
Acrescem os patrocínios platina da Schmitt + Sohn Elevadores, da Saint-Gobain, da Victoria Seguros e da Savills e o patrocínio ouro da Revigrés, da Sanitana, da CIN e da SRS. A C. Santos VP, concessionária oficial da marca Mercedes-Benz em Portugal, também apoia o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.
Acompanhe todas as novidades em premio.vidaimobiliaria.com.