Estatísticas

Construção nova de habitação cresce 4,1% até agosto



                      Construção nova de habitação cresce 4,1% até agosto
Pexels

Segundo a síntese estatística da habitação da AICCOPN, entre janeiro e agosto, foram licenciados 12.805 projetos de habitação, menos 7,3% em termos homólogos. Em contrapartida, o número de fogos novos previstos nestas licenças aumentou 4,1%, totalizando 29.030 habitações.

O consumo de cimento manteve também uma trajetória de crescimento, atingindo 2,828 milhões de toneladas até agosto, mais 6,4% face ao mesmo período de 2025.

As novas concessões de crédito à habitação, excluindo renegociações, totalizaram 16.653 milhões de euros nos primeiros oito meses do ano, um crescimento homólogo de 12,5%.

Em agosto, o stock de crédito à habitação atingiu 119.062 milhões de euros, o valor mais elevado de sempre, aumentando 11,2% face ao período homólogo.

Já a avaliação bancária da habitação fixou-se nos 2.254 euros por metro quadrado em agosto, mais 14,7% do que um ano antes. Nos apartamentos, a valorização homóloga foi de 17%, enquanto nas moradias chegou a 12,6%.

Porto com mais fogos licenciados

Na Área Metropolitana do Porto, foram licenciados 10.846 fogos em construções novas nos 12 meses terminados em agosto de 2026. O valor representa um aumento de 12% face aos 9.641 alojamentos licenciados no período homólogo.

Quanto às tipologias, 38% dos fogos licenciados correspondem a T0 ou T1, 33% a T2, 24% a T3 e 5% a T4 ou superiores.

PUB
PUB