O Banco de Portugal assinalou com uma cerimónia simbólica o lançamento da primeira pedra do seu novo edifício em Lisboa, situado nos terrenos da antiga Feira Popular, em Entrecampos. Este marco decorre da assinatura do contrato-promessa de compra e venda com a Fidelidade, que ocorreu a 2 de maio, num negócio avaliado em cerca de 192 milhões de euros. O edifício terá cerca de 32.000 m² de área bruta de construção.
Hoje dispersos por quatro localizações distintas na capital, todos os serviços de escritório do Banco serão agora centralizados neste único edifício. As obras de escavação e contenção periférica encontram-se concluídas, estando atualmente previsto o arranque da construção no final de julho, com conclusão programada para o último trimestre de 2027, refere em comunicado a instituição liderada por Mário Centeno.
A cerimónia contou com a presença do Conselho de Administração do Banco de Portugal, incluindo o governador Mário Centeno, bem como representantes dos trabalhadores, várias estruturas internas da instituição, e membros do conselho de administração da Fidelidade, atual proprietária do imóvel.
Para a Fidelidade, o projeto de EntreCampos, localizado nos terrenos da antiga Feira Popular, representa uma visão revitalizadora daquela área central de Lisboa. Recorde-se que o projeto foi distinguido com o prémio “Best New Mega Development” nos MIPIM Awards 2025.