Economia Circular

Hospital de Braga recebe certificado de economia circular

Hospital de Braga recebe certificado de economia circular
Foto: Google Maps

O Hospital de Braga, parte da Unidade Local de Saúde de Braga, recebeu o certificado eCircular, o novo sistema de classificação de práticas de gestão em economia circular da ADENE.

O eCircular tem como objetivo incentivar as organizações a promover e dinamizar ações tendo em vista a economia circular, com um modelo abrangente que pode ser aplicável a vários setores da sociedade. O processo de avaliação das empresas resulta na atribuição de uma classificação de F a A+, que permite uma análise da situação atual da entidade e das áreas a melhorar.

Neste caso, o Hospital de Braga foi avaliado em 27 parâmetros distintos, que incluem recursos hídricos, energéticos, de materiais, ou práticas implementadas, e obteve classificação B, com identificação das medidas específicas que podem agora ser adotadas para passar ao nível seguinte de classificação.

«Ao utilizar este sistema, as empresas podem demonstrar de forma robusta e confiável o seu compromisso com a economia circular, contribuindo para uma transição mais justa e sustentável para todos»

Citada pelo jornal O Amarense, Armanda Pereira, diretora do Serviço de Qualidade, Epidemiologia e Segurança da ULS de Braga, comenta que «este sistema de classificação do desempenho em economia circular oferece um conjunto claro e estruturado de diretrizes e métricas de avaliação. Através da sua especificidade e transparência, torna as práticas e os resultados mensuráveis, combatendo o “greenwashing” e promovendo a sustentabilidade genuína». A responsável reforça ainda que «ao utilizar este sistema, as empresas podem demonstrar de forma robusta e confiável o seu compromisso com a economia circular, contribuindo para uma transição mais justa e sustentável para todos».

PUB
PUB