A ADENE foi distinguida no Prémio Nacional de Turismo. O projeto AQUA+Hotéis “Água na medida certa”, criado em 2021 e promovido pela agência, venceu na categoria de Turismo Sustentável.
O objetivo do AQUA+Hotéis passa por classificar e promover a eficiência hídrica, recorrendo às energias renováveis, pelo incentivo ao aproveitamento de águas pluviais ou pela gestão de resíduos, por exemplo, em empreendimentos turísticos e alojamentos locais.
O Prémio Nacional de Turismo, iniciativa do Expresso e do BPI, tem como principal objetivo promover, incentivar e distinguir entidades, práticas e projetos que se destaquem no setor do turismo. Conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital. Tem o apoio institucional do Turismo Portugal e o apoio técnico da Deloitte enquanto Knowledge Partner. Os vencedores da edição deste ano foram conhecidos esta quarta-feira numa cerimónia que decorreu no Forte da Crismina, no Guincho.
Segundo o Expresso, este ano foram apresentadas 768 candidaturas à quinta edição do Prémio Nacional de Turismo, avaliadas por comités técnicos e por um júri constituído por representantes de vários quadrantes da sociedade. Os critérios de seleção incluíram a qualidade e inovação da oferta, satisfação do cliente, qualificação ambiental, performance operacional, e contributo para o desenvolvimento turístico.