Semana RU

Soluções de acessibilidade nos edifícios devem ser avaliadas «caso a caso»

Soluções de acessibilidade nos edifícios devem ser avaliadas «caso a caso»
Miguel Franco, Co-CEO da Schmitt + Sohn Elevadores

A reabilitação urbana está na ordem do dia, numa dinâmica impressionante que alastra dos centros históricos para as periferias das cidades. Mas, «na reabilitação a acessibilidade não pode ficar esquecida», sublinhou Inês Flores-Colen, Presidente do GECoRPA – Grémio do Património.

Com seis delegações, distribuídas de norte a sul do país, e duas unidades de produção em Portugal com exportação para toda a Europa, a Schmitt + Sohn Elevadores é uma empresa de referência na indústria e que elegeu há mais de dez anos a reabilitação com uma área de atuação. A empresa trabalha este segmento a partir do Centro de Competências REABILITAR+, uma ideia original da equipa portuguesa e que disponibiliza uma gama de serviços e produtos especificamente ajustados aos desafios da reabilitação urbana.

Miguel Franco, Co-CEO da Schmitt + Sohn Elevadores reconhece «desafios e constrangimentos» na instalação de um elevador quer num edifício que nunca teve elevador quer na reabilitação/modernização ou substituição de um equipamento pré-existente.

«Aquilo que nós fazemos é olhar para o elevador como uma instalação feita à medida. E, portanto, cada caso é um caso”, Miguel Franco

«O edifício tem equipamentos? Qual o seu estado? É viável a sua recuperação? Existe algum valor identitário dos equipamentos de elevação instalados no edifício? Qual a viabilidade / impacto económico da melhor solução de mobilidade vertical? E no caso de ser um edifício sem pré-existência de elevador… Existe espaço disponível para um elevador? Legalmente… Todas as disposições legais conseguem ser cumpridas? Como licenciar?», estas foram algumas das questões analisadas ao longo da sessão "Elevadores, uma peça-chave na reabilitação de edifícios".

PUB
PUB