Sponsored Content: PERFISA
Fruto de uma estratégia de crescimento alicerçada nos princípios de qualidade e de inovação, a PERFISA é uma referência nacional no fabrico e comercialização de perfis metálicos e acessórios para sistemas de construção a seco.
Conhecida pelo seu espírito inovador desde 1992, a PERFISA foi a primeira empresa portuguesa a fabricar perfis enformados a frio para o sector das divisórias e tetos falsos em placas de gesso. Em 2003, a empresa abraçou um novo desafio: ser o primeiro fabricante português de perfis estruturais enformados a frio para o sistema Light Steel Framing (LSF).
Este sistema, que é também conhecido como Construção em Aço Leve, baseia-se na utilização do aço como principal elemento de uma estrutura e permite a construção de edifícios que apresentam, de forma genérica, melhores desempenhos em termos de segurança e de conforto térmico-acústico.
A este processo também se associa um prazo de construção 50% inferior ao da construção tradicional que significa que os custos associados ao tempo e transportes de mercadoria pesada podem ser reinvestidos em materiais de melhor qualidade.
Para além da construção de raiz, este sistema é uma solução amplamente utilizada em cenários de reabilitação e ampliação de edifícios. São frequentes os casos onde o LSF é a única alternativa adequada para dividir espaços, acrescentar pisos ou substituir coberturas degradadas uma vez que o peso de uma estrutura em LSF ronda somente 15% do peso de uma estrutura equiparável em alvenaria.
Destacam-se ainda a redução das dificuldades de transporte e elevação, e a ausência de necessidade de efetuar reforços nos edifícios existentes, permitindo assim a utilização do sistema LSF em centros históricos com zonas de acesso limitadas.
Além de melhorar a eficiência energética dos edifícios, a reabilitação em aço leve PERFISA prima por se integrar numa metodologia “eco-friendly” onde o aço, além de 100% reciclável, permite a redução de resíduos e do consumo de água durante o processo de construção. Empresa incubente neste mercado, a PERFISA possui inúmeras obras de referência nacional e internacional nas vertentes de construção, reabilitação e ampliação.
Um dos exemplos nacionais mais recentes e mediáticos foi a mediática reabilitação do Chalet Ficalho, um edifício oitocentista situado em Cascais que este ano venceu o Prémio Património da Gulbenkian. Esta distinção premeia projetos de excelência na área da conservação, recuperação, valorização ou divulgação do património português.
A execução desta obra de reabilitação incluiu a ampliação e reconstrução de uma cobertura com 22 águas e mais de 500 m2. Inicialmente previa-se a recuperação da estrutura existente, mas devido ao estado do madeiramento esta opção revelou ser inviável. Assim sendo, a utilização do sistema LSF foi a alternativa escolhida graças à sua flexibilidade, resistência e baixo peso que permitiram reter a traça original do edifício.
Sediada em São Pedro do Sul (Viseu, Portugal), a PERFISA dispõe ainda de mais duas unidades em território português, localizadas em Albergaria-a-Velha e Lisboa. A empresa possui um Sistema de Gestão de Qualidade certificado pela norma ISO 9001 e a sua gama de produtos cumpre os requisitos de diversas normas europeias.