A Exponor prepara-se para uma transformação profunda, com mudanças significativas na sua funcionalidade. Segundo o Jornal de Notícias, o parque de exposições em Leça da Palmeira será alvo de um processo de reabilitação. Com quase 40 anos de atividade em Matosinhos, a Exponor será modernizada e dará lugar a um projeto de uso misto, que incluirá habitação, escritórios e comércio.
Está previsto que os novos edifícios tenham entre 10 e 18 andares. Para já, a intervenção recebeu luz verde da Câmara Municipal de Matosinhos (CMM), mas ainda aguarda a aprovação de um estudo de impacto ambiental.
O projeto será desenvolvido em torno de uma nova alameda pedonal e ciclável. Após a intervenção, apenas o parque de exposições manterá a configuração original, enquanto os demais espaços, incluindo o estacionamento, terão uma função totalmente diferente.
Projeto de reconversão da Exponor será dividido em três lotes
A reconversão da Exponor será dividida em três lotes, consoante o segmento a que se destinam, de acordo com a mesma fonte. O primeiro lote será destinado à reabilitação do centro de exposições. Com este projeto, o parque de exposições vai ocupar quase 100 mil metros quadrados e terá mais de mil lugares de estacionamento publico;
Já o segundo lote, com mais de 22.000 metros quadrados de área, vai ter edifícios para escritórios, até 18 andares, e espaços comerciais. O terceiro lote, por sua vez, terá prédios residenciais até 10 andares, bem como lugares de estacionamento.