Semana RU

“Os condomínios desempenham um papel fundamental na preservação dos imóveis”

“Os condomínios desempenham um papel fundamental na preservação dos imóveis”

No dia 8 de abril, na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, a APEGAC coorganizou uma sessão direcionada para a gestão de condomínios, onde se discutiu como garantir uma boa manutenção dos imóveis e qual o papel que a administração de um condomínio deve ter na preservação dos mesmos.

Na opinião de Carlos Rodrigues, os edifícios deviam ser comparados a automóveis, no sentido em que também o património edificado deveria estar sujeito a inspeções periódicas. Carlos Rodrigues acrescenta que desde o primeiro dia o edifício deve ter um plano de manutenção, e defende que no ato posterior de venda se deveria comprovar a manutenção realizada ao longo dos anos de utilização.

Apesar de a atividade profissional de administração de condomínios estar na cauda da fileira da construção e do imobiliário, é aquela que tem sob a sua responsabilidade a manutenção e conservação do edificado.

A APEGAC recorda que em Portugal, a habitação representa para a maioria da população o investimento mais avultado realizado durante toda a vida, pelo que a valorização do edifício deve ser uma das prioridades para os condomínios, além de evidentemente prolongar a sua vida útil, e contribuir para um melhor conforto dos utilizadores.

Face ao atual processo de transição que o setor da energia atravessa, Margarida Correia Pinto, oradora convidada da EDP Comercial, referiu que as tendências de descarbonização, descentralização e digitalização vão marcar os edifícios. Neste sentido, Margarida Correia Pinto recorda que em 2021 o nº de carros elétricos aumentou mais de 50% face a 2020, o que levanta necessidades de adaptação das garagens.

Entre os vários desafios que os edifícios defrontam, foram destacadas as limitações de disponibilidade de potência elétrica. De forma a dar resposta a este problema, a EDP apresentou algumas soluções, sendo a implementação de “Bairros Solares” a que mais dúvidas levantou aos participantes, nomeadamente sobre condições de utilização da energia solar, métodos de aplicação dos painéis, e custos que acarretariam para o condomínio e/ou condóminos.

PUB
PUB