Um castelo com quase 900 anos, em Ponte de Lima, vai renascer como hotel e projeto de enoturismo e produção de vinhos verdes. Num investimento de 20 milhões por parte do grupo Vila Galé, o Vila Galé Collection Paço do Curutelo abrirá ao público em 2025.
O grupo Vila Galé explicou à Lusa, citado pelo Expresso, que «a área de implantação do hotel» será a «principal fonte de recrutamento» para os 42 postos de trabalho diretos, «complementando depois as equipas com outros elementos que já trabalham no grupo e que transitarão para a nova unidade como forma de progredir nas suas carreiras e integrar os novos elementos».
O castelo de Curutêlo, localizado em Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, foi adquirido em 2022. O novo projeto turístico, que abrange uma área de 57 hectares, é «desenvolvido em parceria com o empresário António Parente, do grupo Madre», prevê a criação de um hotel, enoturismo e produção de vinhos verdes.
A nova unidade hoteleira terá 69 quartos, piscinas exteriores para adultos e crianças, Satsanga Spa & Wellness, salão de eventos para 600 pessoas, dois restaurantes, biblioteca, capela e um espaço museológico dedicado à história do local, além de adega e vinha.
«Este é mais um exemplo da estratégia que a Vila Galé tem vindo a reforçar, de investir na reabilitação de património histórico e de contribuir para o desenvolvimento de regiões do interior do país, gerando emprego que permita fixar as populações, promovendo o crescimento e reduzindo as assimetrias», comentou Carlos Alves, diretor regional de operações do grupo Vila Galé.