Património

ARTAVE e CCM transformam Fábrica da Cegonheira em complexo escolar

ARTAVE e CCM transformam Fábrica da Cegonheira em complexo escolar

As instituições ARTAVE e CCM vão levar a cabo uma obra de reabilitação e reconversão da antiga Fábrica da Cegonheira, em Vila Nova de Famalicão, transformando a estrutura num novo complexo escolar que vai acolher a futura Escola Profissional Artística do Vale do Ave e o Centro de Cultura Musical Conservatório de Música e Artes, num investimento de 6,5 milhões de euros.

O novo centro escolar que vai surgir das ruínas da antiga metalúrgica «vai sedimentar o trabalho artístico que estas instituições de Ensino Profissional Artístico, de referência nacional e internacional, têm desenvolvido há mais de três décadas no concelho de V. N. de Famalicão», pode ler-se em comunicado.

O projeto de arquitetura é assinado pelo atelier Aurora Arquitectos, e procurou «manter a memória histórica do que foi este local e as suas origens (antiga empresa de metalomecânica Cegonheira), pretendendo-se simultaneamente, dotar os novos edifícios com instalações adequadas para a prática e o desenvolvimento das artes e da música, de forma a valorizar o lugar que a ARTAVE e CCM têm ocupado na vida cultural da cidade de V.N. de Famalicão e da região».

O novo edifício terá mais de 60 dalas de aula de vários tipos, zonas administrativas, salas de ensaio e auditórios até 450 pessoas, entre outras valências.

Imagem 1.jpeg

A Gabriel Couto é a empresa responsável pela empreitada, que arrancou em julho. A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão já aprovou apoio financeiro à ARTAVE, que vai suportar parte do investimento. Cedeu também o direito de superfície de um imóvel por 50 anos, onde vai ser instalada a zona expositiva, um auditório e a incubadora de indústrias culturais e criativas.

José Alexandre Reis, diretor da ARTAVE, comenta em comunicado que «este é um momento de viragem para alcançar um novo patamar. A nova escola terá condições para uma intervenção maior da ARTAVE na cultura em Famalicão, posicionando-se também como um centro de eventos de nível mundial, quer no domínio cultural quer no domínio educativo».

Imagem 3.jpg

Por seu turno, Daniel Costa, diretor comercial da Gabriel Couto destaca que «a adjudicação da construção deste futuro complexo escolar à nossa empresa, é um grande motivo de orgulho, tratando-se de um Projeto emblemático e simbólico, não só para a instituição ARTAVE, mas também para o próprio concelho e região. É também um sinal inequívoco da Confiança que a ARTAVE teve na Gabriel Couto, tendo em conta a sua elevada experiência e vastíssimo portfólio de obras na área da educação, com a construção de vários estabelecimentos de ensino, públicos e privados, ao longo da sua história».

PUB
PUB