Com abertura prevista para junho de 2025, inaugurará em Lisboa, no antigo Ministério da Educação, no n.º 107 da Av. 5 de Outubro, a Residência de Estudantes 5 de Outubro.
De acordo com o idealista/news, o alojamento estudantil terá 500 camas, «salas de estudo, cozinhas e espaços de lazer», divulga o Ministério da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior.
Conforme referido pelo MCTES, a autoria do projeto é da Appleton & Domingos, mas ainda está a ser alvo de reestruturação devido a uma nova lei relativa à «construção, adaptação e renovação de residências para estudantes», informa o Ministério.
Desde 2018, ano em que o Ministério da Educação passou para a Avenida Infante Santo, que o edifício tem estado fechado. A Estamo - Participações Imobiliária, S.A. responsabilizou-se por colocar em concurso uma proposta de criação de uma residência no imóvel até então fechado, no âmbito do PNAES. De acordo com o Público, o plano foi lançado há quatro anos, sendo posteriormente reforçado com os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência.