Um novo edifício de habitação acessível, com 27 fogos, vai ser construído em São Domingos de Benfica, Lisboa. Em causa está um investimento de cerca de 5,3 milhões de euros, que será financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A empreitada de construção nova e reabilitação de um imóvel municipal na Estrada de Benfica – do número 410 a 416 – prevê 14 fogos de tipologia T2, e 13 de tipologia T1, estacionamento comum e requalificação de um jardim público.
As novas habitações serão integradas no Programa de Renda Acessível, promovido pela autarquia de Lisboa, para responder à crescente dificuldade de acesso à habitação em Lisboa por parte da população ativa. O terreno onde decorre a intervenção é propriedade da autarquia, que também assegura a autoria do projeto e a fiscalização da obra. A construção enquadra-se na estratégia de recuperação de património e construção de novos fogos com recurso a fundos europeus.
Na cerimónia de lançamento da primeira pedra, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, frisou que “este edifício é mais um contributo concreto para que jovens profissionais possam viver em Lisboa, sem terem de sair da cidade, devido ao custo da habitação”.
Recorde-se que, recentemente, a Casais Construction entregou oficialmente 68 apartamentos acessíveis em Entrecampos, no âmbito da Operação Integrada de Entrecampos. Este empreendimento, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, inclui 15 T0, 23 T1 e 30 T2, além de áreas técnicas, espaços comuns e zonas comerciais.