Sandwoods, é este o nome do primeiro projeto imobiliário da promotora Avenue na zona de Cascais, e que acaba de chegar ao mercado pela mão da JLL e da Porta da Frente.
Situado na rua da Areia, junto ao Parque Natural de Sintra-Cascais e à Quinta da Marinha, o Sandwoods resulta de um investimento de 70 milhões de euros, e o seu conceito assenta na sustentabilidade e no bem-estar. Aniceto Viegas, CEO da Avenue, refere em comunicado que «o Sandwoods materializa a prioridade crescente da Avenue em privilegiar investimentos sustentáveis. Sentimos que é urgente reforçar o nosso compromisso ao nível da consciência ecológica, integrando nos nossos projetos objetivos ambientais substanciais e que se concretizem em soluções técnicas que reforçam o nosso contributo para o crescimento sustentável».
Este projeto terá 39 moradias (Pool Villas) com dois pisos, isoladas ou geminadas, V3 a V4, com piscina exclusiva, estacionamento privativo e amplos jardins arborizados. Terá também 6 habitações (Main House) T1 a T4, que resultam da reabilitação da casa já existente, que manteve as linhas originais. 4 das habitações são térreas com jardim privativo, e as outras duas têm varandas amplas para a natureza, além de piscina de inspiração vitoriana com 150 metros quadrados. Às habitações somam-se ainda áreas de lazer comuns como sala de condomínio com espaço para festas, horta comunitária, campos de ténis, tabela de basquetebol e trilhos pedestres.
O projeto do Sandwoods é da autoria do atelier Bernardes Arquitetura, que trabalhou na inclusão do empreendimento na sua envolvente, seguindo um conceito que apelou à simbiose, harmonia e respeito pela natureza existente, de forma que a intervenção tivesse o menor impacto possível na floresta circundante.
Na área da sustentabilidade, foram aplicadas medidas de poupança significativa de água potável, com o objetivo de obtenção da certificação AQUA+. Todas as frações terão certificação energética A+. Serão instalados painéis fotovoltaicos e serão privilegiados os equipamentos elétricos e materiais de construção certificados e de baixo impacto ambiental.
Patricia Barão, Head of Residential da JLL afirma que «para além dos padrões de excelência a nível de arquitetura, construção e conceito, o projeto Sandwoods apresenta uma aposta na sustentabilidade e consciência ecológica que o coloca num patamar acima. É uma preocupação que está presente em todo o projeto, desde os consumos, à envolvente, materiais e valências, e que vai colocar este projecto como uma nova referência num mercado muito exigente como o de Cascais. É um projeto muito especial».
Rafael Ascenso, Diretor Geral da Porta da Frente Christie’s, acrescenta que «o grande mérito deste projeto é o seu conceito de espaço exterior e eco-living, sendo o único condomínio em Cascais com praticamente 9 hectares, e em que 6 deles correspondem a espaços verdes. O Sandwoods é um condomínio que proporciona áreas arborizadas como nenhum outro, com circuitos pedonais, hortas comunitárias, campo de ténis e uma série de infraestruturas de desporto e lazer para um estilo de vida focado no bem-estar e sustentabilidade. Acreditamos que este é um investimento numa peça rara e cada vez mais valorizada nos dias de hoje».