Obras públicas

Nova ponte sobre o Douro vai custar €50M

Nova ponte sobre o Douro vai custar €50M

Foi aberto esta semana o concurso internacional de concessão da construção da nova ponte sobre o Douro, entre o Porto e Gaia, que deverá representar um investimento de 50 milhões de euros.

A nova travessia vai ser construída entre as pontes da Arrábida e Luís I, e vai servir uma nova linha de metro de Gaia, entre a Casa da Música e Santo Ovídeo. Esta será a primeira grande obra do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O lançamento do concurso público foi feito esta terça-feira, e contou com a presença do Primeiro Ministro, António Costa, segundo o qual «temos de começar a reconstruir o amanhã dos portugueses. Há um depois da Covid-19. A partir de agora são mesmo as empresas adjudicatárias que tomam em mãos esta responsabilidade».

Segundo o governante, apesar do incómodo da obra, e da necessidade de fechar o trânsito, a construção da nova ponte vai dinamizar a economia e proporcionar a criação de novos postos de trabalho. Uma obra «que fica para o futuro».

Destacou ainda a resposta da União Europeia à crise provocada pela pandemia: «ao contrário do que aconteceu na anterior crise, a resposta foi aumentar o investimento publico», cita o DN.

Em entrevista à TSF, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que «temos pressa em fazer estes investimentos para que a economia possa recuperar após a pandemia, mas há coisas que não se conseguem fazer depressa e uma delas é uma ponte sobre o rio Douro, entre duas fragas no Porto e em Gaia, a 500 metros a poente da obra maior do Edgar Cardoso, que é a Ponte da Arrábida, e a nascente da Ponte Luís I, que é uma ponte da escola do Eiffel. Tem que ser um projeto muito cuidado».

Foi também aberto um concurso de ideias para o projeto, cujo júri é composto por 11 elementos, entre os quais Eduardo Souto de Moura, Alexandre Alves Costa, Inês Lobo e o professor Rui Calçada.

Matos Fernandes acredita que será possível «atrair os melhores projetistas de pontes do mundo num concurso mundial de ideias para projetistas de pontes».

Segundo a mesma fonte, os interessados têm agora 4 meses para apresentar as suas propostas, que vão incluir um cálculo do custo final da obra e da sua exequibilidade. No entanto, o Governo estima um custo de 50 milhões de euros.

PUB
PUB