De acordo com a BOND Systems, Portugal precisa de construir pelo menos 180 mil habitações nos próximos dez anos para responder à procura atual e à crise de habitação em que se vive.
É então, neste contexto, que foi realizada uma parceria entre a BOND Systems e a Unihouse, com o objetivo dereforçar a capacidade limitada de resposta do setor da construção em Portugal.
Enquanto a Unihouse, aporta tecnologia, alta capacidade industrial e know-how internacional em construção modular, a BOND Systems assume a integração local do projeto, coordenando todas as etapas, desde a conceção do projeto até à identificação da empresa local de construção mais adequada.
Segundo a BOND, o modelo de construção industrializada, testado em vários mercados europeus, ao possibilitar que a produção dos componentes em fábrica decorra em paralelo com os trabalhos no terreno, pode reduzir o tempo total de construção até 50% face aos métodos tradicionais. As reduções de desperdício de matérias podem também “chegar a 90% face à construção convencional”.
Diogo Rutkowski, Head of Business Development da BOND Systems, refere que “Portugal tem feito um caminho muito relevante na construção industrializada, com empresas nacionais cada vez mais preparadas e competitivas. Ainda assim, quando olhamos para a dimensão do desafio da habitação, percebemos que a capacidade nacional atual não chega, sobretudo em projetos de maior dimensão. O nosso papel é complementar esse esforço, trazendo mais capacidade e tecnologia internacionais, em parceria com empreiteiros e equipas de projeto portuguesas”.
Já Milosz Konieczny, Key Account Manager da Unihouse afirma que “A construção modular tem demonstrado, em vários mercados europeus onde atuamos, a sua capacidade de acelerar prazos e aumentar a eficiência na entrega de habitação. Em parceria com a BOND Systems, uma empresa que conhece profundamente o contexto local, os seus interlocutores e as suas exigências, queremos contribuir para esse esforço em Portugal, trabalhando em conjunto com empresas locais”.
Assim, a BOND Systems assegura a articulação com o setor nacional ao selecionar o parceiro local certo para cada projeto, “garantindo que o licenciamento, instalação no terreno e restantes trabalhos são realizados por empresas portuguesas, alinhadas com todas as exigências técnicas e regulamentares do país”.