Habitação

Montepio investe €25M em 6 edifícios de habitação no Porto (atual.)

Montepio investe €25M em 6 edifícios de habitação no Porto (atual.)

A Associação Mutualista Montepio vai construir seis edifícios habitacionais na Quinta do Pinheiro, no Porto, num total de 117 apartamentos. O investimento global será de 25 milhões de euros.

A associação anunciou esta quinta-feira a assinatura do contrato referente a esta empreitada com a Gabriel Couto, que se vai destinar essencialmente ao mercado de arrendamento, e que tem como objetivo «dar resposta às necessidades de habitação dos associados Montepio». Em comunicado, pode ler-se que «esta é uma opção estratégica, que pautou muitos dos investimentos desta associação entre as décadas de trinta e sessenta do século passado, alguns dos quais na cidade do Porto, como é o caso dos edifícios da Avenida dos Aliados, Rua Magalhães Lemos e edifício da Rua Júlio Dinis, nº 656».

P1040108.jpg

A Quinta do Pinheiro situa-se no centro histórico do Porto, próxima da Avenida dos Aliados. Funcionou aqui a antiga Escola Académica do Porto. O processo da operação de loteamento foi iniciado em 1997, e mais de 20 anos depois são aprovados os projetos de construção destes seis edifícios.

A Associação Mutualista refere ainda que «em alinhamento com os objetivos deste investimento, tem já em estudo o projeto de requalificação e reabilitação de parte do quarteirão onde se localiza o edifício histórico do Montepio Geral, na Avenida dos Aliados e Rua Magalhães Lemos».

A Associação «reabilita todos os anos entre 30 a 40 apartamentos, os quais, depois de requalificados, são colocados no mercado de arrendamento, para além de outros edifícios destinados a escritórios e a comércio». Desde 2015, adquiriu vários terrenos para desenvolvimento de novos empreendimentos, bem como edifícios por acabar, «os quais foram concluídos para serem arrendados». No seu portfólio, integra atualmente imóveis destinados a residências para estudantes, residências séniores e habitações para o mercado de arrendamento livre.

Em curso estão «diversos investimentos» para reforçar os programas da associação de residências e serviços de saúde Montepio e de residências para estudantes.


Atualização às 13h37 de 11 de março

PUB
PUB