Durante duas semanas alunos e professores do curso de Licenciatura em Design Industrial trabalharam na sede do Grupo Navarra com o objetivo de projetar e desenvolver soluções inovadoras de mobiliário exterior, utilizando perfis rejeitados provenientes de resíduos industriais. Durante o workshop tiveram a oportunidade de pensar projetos práticos, explorando as possibilidades criativas da reutilização de materiais descartados. A proposta foi incentivar a aplicação de conceitos de economia circular, procurando, através do design, transformar resíduos em recursos necessários.
Esta iniciativa enquadra-se no compromisso da Navarra Cultura, que é uma vertente da estratégia de responsabilidade social do Grupo Navarra, que consiste em promover a arte, a cultura e a educação. Nesta ação alia-se educação ao design e ao ambiente, o que contribui para realçar a importância de que também a cultura deve ser sustentável e promover ações de circularidade em relação aos resíduos industriais. Além disso, o Grupo Navarra acredita que a parceria com instituições de ensino é fundamental para impulsionar a inovação e o desenvolvimento sustentável. Ao abrir as portas a esta iniciativa, a empresa proporciona uma oportunidade para os estudantes aplicarem os seus conhecimentos teóricos na prática, incentivando a criatividade e o pensamento crítico.
Este workshop mostra-se alinhado com as tendências globais de procura por soluções sustentáveis, impulsionando a economia circular e a reutilização de materiais descartados. A empresa reafirma seu compromisso em contribuir para a construção de um futuro mais consciente e ambientalmente responsável.
No encerramento do workshop, foram apresentados os protótipos desenvolvidos pelos alunos e a entrega dos diplomas foi feito pela mão da Co-CEO do Grupo, Arminda Carmo Cunha, que destacou: “São iniciativas como esta que reforçam o nosso compromisso com a educação aliada ao design e a práticas sustentáveis. Os projetos apresentados surpreenderam-me pela originalidade, evidenciando a capacidade dos estudantes em aplicar conceitos de economia circular e design sustentável. Esta demonstração de criatividade e consciência ambiental reforça também a importância de investir na formação de uma nova geração comprometida com a construção de um futuro mais sustentável”.