Argamassas

APFAC defende criação de regulamentação para produção de Argamassas de Estaleiro

APFAC defende criação de regulamentação para produção de Argamassas de Estaleiro

A APFAC colaborou com o LNEC na criação de um Projeto de Especificação – Guia para a utilização de argamassas para rebocos exteriores de paredes de alvenaria, com o objetivo de assumir as boas práticas do ponto de vista da sustentabilidade e controlo sobre o processo de produção de argamassas de estaleiro.

Pretende-se a garantia de condições de concorrência equitativas, e a criação de regulamentação própria para o fabrico de argamassas de Estaleiro, defendendo um maior controlo sobre o processo de produção, de forma a respeitar o ambiente, a qualidade e o bom desempenho da argamassa.

Estima-se que cerca de dois terços das argamassas empregues na construção sejam produzidas em estaleiro de obra, em Portugal, não sendo por isso alvo do mesmo controlo e rigor de preparação das argamassas fabris.

A Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas e ETICS considera «inaceitável» quando a qualidade e a durabilidade são imperativos perante os desafios que se impõem num percurso de sustentabilidade e de controlo de qualidade exigido às empresas e à economia.

Luís Goucha, presidente da APFAC, considera «no mínimo muito incoerente quando, na era da digitalização e do desenvolvimento tecnológico acelerado, incontornavelmente se caminha para a normalização e maior controlo de processos, visando a eficiência e a melhoria contínua da qualidade em todas as atividades produtivas».

PUB
PUB