Economia Circular

Adene lança sistema eCIRCULAR que avalia circularidade das empresas

Adene lança sistema eCIRCULAR que avalia circularidade das empresas
A apresentação do novo sistema decorreu no auditório da ETAR Barreiro/Moita.

A Adene apresentou, esta quarta-feira, o sistema eCIRCULAR – um Sistema de Classificação que permite a avaliação do desempenho e melhoria das práticas de gestão em economia circular de organizações. O novo sistema desenvolvido pela Agência para a Energia permite uma avaliação do desempenho da circularidade das empresas e outras entidades, por auditores, com a emissão de um certificado: trata-se de um sistema para que as organizações dinamizem ações e que obtenham resultados práticos e evolutivos ao nível da economia circular.

A apresentação do novo sistema decorreu no auditório da ETAR Barreiro/Moita, em parceria com a SIMARSUL, anfitriã e participante pioneira nesta iniciativa, no dia 5 de julho. Na ocasião, Nelson Lage, presidente da Adene, referiu que esta é «uma nova etapa de um caminho já iniciado há algum tempo. Apresentamos algo estruturado, consolidado e testado: um sistema que vai servir o setor empresarial, institucional e o país».

“Temos de adotar um modelo de economia circular”

O presidente da Agência para a Energia recorda que «vivemos tempos desafiantes marcados pela escassez de recursos, degradação ambiental e pelas alterações climáticas que exigem a nossa atenção», por isso «devemos encarar estes desafios com uma verdadeira oportunidade de mudança e para mudarmos os nossos comportamentos». Neste sentido, «precisamos de impor um modelo de sociedade que seja sustentável: temos de adotar um modelo de economia circular, onde os recursos fluem continuamente».

“O eCIRCULAR é a semente que junta as entidades que querem liderar esta mudança de paradigma”

Nelson Lage sublinha que a economia circular «é o nosso plano A, o nosso grande desafio que temos trabalhado nos últimos tempos de forma incansável na promoção desta mudança de mentalidades em todos os setores». Com o lançamento deste novo sistema, a Adene «quer estimular a reflexão e ajudar a desenhar sistemas produtivos onde os resíduos se tornam recursos», algo que se pode ser alcançado através da «estreita colaboração de todos».

Hugo Polido Pires, Secretário de Estado do Ambiente, assinala que o lançamento deste sistema é «um momento importante que marca o esforço coletivo que o nosso país tem de fazer para tornar a sua atividade económica e quotidiano mais sustentáveis e eficientes», acrescentando que «temos de incentivar a nossa economia e consumidores a fazerem parte de um novo modelo de economia: marcado pela circularidade, reaproveitamento e reutilização». O sistema eCIRCULAR «vai ao encontro do que queremos construir e é importante darmos este passo».

PUB
PUB