Semana RU

Sustentabilidade na construção: “agora fazem-se as poupanças que sempre se deviam ter feito”

Sustentabilidade na construção: “agora fazem-se as poupanças que sempre se deviam ter feito”

Num momento de urgência climática e em que ainda muitas pessoas em Portugal não têm os meios necessários para climatizar a sua habitação, a construção é chamada a reagir com novas soluções de eficiência energética e de melhoria dos edifícios. «Temos as necessidades identificadas, temos os meios, temos de fazer o que é preciso. Se não for agora, quando?». As palavras são de Ávila e Sousa, diretor técnico e de Marketing do Grupo Preceram.

O responsável falava durante a sessão “Soluções sustentáveis para a (re)construção eficiente. Como melhorar o conforto e o comportamento energético dos edifícios”, organizada pelo Grupo Preceram no âmbito da Semana da Reabilitação Urbana do Porto, a 23 de novembro. Destacou que em plena crise e transição energética, as necessidades «tocam no bolso, e agora fazem-se as poupanças que sempre se deviam ter feito». Por outro lado, «estamos muito mal em número de pessoas que não têm dinheiro para aquecer a sua habitação, é uma questão de perder muito calor e muito dinheiro. Esta falta de conforto em casa traduz-se em problemas de saúde e em mais mortes no inverno».

Hoje em dia, é necessário mais conforto com baixo consumo energético, mais segurança e saúde, e a sustentabilidade ganha importância. Segundo Ávila e Sousa, «cada vez mais é importante perceber que materiais são utilizados, como foram produzidos, se são reciclados ou não».

O Grupo Preceram trabalha no desenvolvimento de soluções para a envolvente opaca (por onde ocorrem 75% das perdas de energia num edifício), como sejam paredes, tetos e coberturas, e disponibiliza várias ferramentas de apoio. Produz por exemplo argila expandida, tijolo ou outros isolamentos, como lã mineral ou placas de gesso, além de soluções para paredes exteriores feitas em parceria com marcas como a Secil ou o Grupo Amorim. «Temos em conta a construção modular, a reabilitação e a racionalização dos recursos».

Na sua apresentação, o responsável deu o exemplo de alguns projetos nos quais o Grupo Preceram esteve envolvido com as suas soluções de materiais, como a reabilitação do edifício Emporium, no Porto, ou o novo hotel da Sonae Capital na estação de Santa Apolónia, em Lisboa.

Apresentou também o gestor de soluções do Grupo Preceram, já disponível no site da empresa já vários anos, que agrupa «várias soluções exemplificativas».

PUB
PUB