Semana RU

Semana da Reabilitação Urbana debate cidades, edifícios sustentáveis e habitação inclusiva



                      Semana da Reabilitação Urbana debate cidades, edifícios sustentáveis e habitação inclusiva

Esta quarta-feira, o segundo dia da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa tem na agenda uma série de sessões e conferências, que se vão centrar nas temáticas das cidades, construção sustentável, na ELPRE, ou na habitação, entre outros temas.

Logo pelas 10h, os promotores e os arquitetos vão debater a Cidade, na conferência “Cidade, Promotores e Arquitetos”, que contará com a presença da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários ou de Ricardo Veludo, vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, entre outros. Porque planear e governar uma cidade é um desafio de equilíbrio permanente, onde nem sempre se fala a mesma “linguagem”, este é um debate essencial para as cidades.

Pelas 11h30, decorre a sessão“Made in Portugal: Reindustrializar com sustentabilidade”, numa altura em que a incorporação de materiais nacionais é ainda um importante contributo para reduzir a pegada de carbono da construção em Portugal.

Da parte da tarde, o debate começa por se focar na Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios, na sessão “A ELPRE como desafio de uma geração à reabilitação urbana”, um documento estruturante e ambicioso que vai marcar a atividade da reabilitação urbana nos próximos anos.

Segue-se a sessão “Habitação Acessível e Inclusiva”, tema que será debatido pela secretária de Estado da Habitação, pelas câmaras de Lisboa e Porto e por vários especialistas de mercado, numa altura em que a ideia de sustentabilidade relacionada com a habitação inclusiva e acessível a todos está bem patente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente no Objetivo 11º das ‘Cidades e Comunidades Sustentáveis’, que estabelece a meta de “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

O dia encerra com o debate jurídico “Aplicabilidade dos benefícios fiscais da reabilitação urbana à construção de novos empreendimentos”.

Decorre ainda ao longo do dia um conjunto de 7 sessões paralelas, organizado por várias entidades e empresas como o LNEC, o GECoRPA, a Confidencial Imobiliário, a A400 ou a Fassa Bortolo.

Consulte a agenda completa da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa e garanta a sua presença aqui.

PUB
PUB