Reabilitação Urbana

Reabilitação do Sobreiro distinguida com Menção Honrosa no Prémio Nuno Teotónio Pereira

Reabilitação do Sobreiro distinguida com Menção Honrosa no Prémio Nuno Teotónio Pereira
Reabilitação do Sobreiro, na Maia, foi distinguido pelo Prémio Nuno Teotónio Pereira.

A cerimónia de entrega do Prémio Nuno Teotónio Pereira decorreu no dia 30 de janeiro, no Museu da Eletricidade, em Lisboa, e contou com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, e da Presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. (IHRU), Isabel Dias.

Entre os premiados esteve a Espaço Municipal, na qualidade de promotora da obra de reabilitação dos Jardins do Sobreiro. Foi distinguida com uma Menção Honrosa correspondente à Reabilitação dos Blocos do empreendimento habitacional, na variante do prémio “Reabilitação de Conjunto Urbano ou Requalificação de Espaço Público”.

O projeto, integralmente desenvolvido com recursos internos da Espaço Municipal, refere-se à reabilitação de 11 edifícios no designado Bairro do Sobreiro, localizado na freguesia da Cidade da Maia, que a Espaço Municipal – Renovação Urbana e Gestão do Património, em articulação com a Câmara Municipal da Maia promoveu, na qualidade de proprietária e gestora do mesmo.

O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, sublinha que «esta menção honrosa vem reconhecer a autêntica revolução que está ali em curso, abrindo todo aquele empreendimento habitacional à cidade, qualificando a paisagem urbana, que hoje se integra num harmonioso contínuo do espaço público, com artérias amplas, com espaços verdes generosos e áreas de fruição ao ar livre melhoradas.». E destaca o papel da Espaço Municipal «é justo que expresse uma palavra de apreço à Espaço Municipal pela excelência do trabalho que ali está a levar a cabo e muito em particular aos arquitetos Nuno Antunes Lopes e Sofia Mota, pela autoria do projeto agora merecidamente distinguido».

Desde a aplicação de um sistema de fachada ventilada com isolamento térmico incorporado na caixa de ar, à substituição das caixilharias por novas com corte térmico e vidro duplo, passando pela renovação da cobertura e introdução de sistemas de ventilação mecânica, a requalificação deste conjunto edificado permitiu também a eliminação de múltiplas patologias construtivas.

A intervenção agora distinguida insere-se num processo abrangente de regeneração urbana e de reabilitação do edificado daquele conjunto habitacional e do espaço público, hoje transformado nos Jardins do Sobreiro.

PUB
PUB