A cerimónia de entrega do Prémio Nuno Teotónio Pereira decorreu no dia 30 de janeiro, no Museu da Eletricidade, em Lisboa, e contou com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, e da Presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. (IHRU), Isabel Dias.
Entre os premiados esteve a Espaço Municipal, na qualidade de promotora da obra de reabilitação dos Jardins do Sobreiro. Foi distinguida com uma Menção Honrosa correspondente à Reabilitação dos Blocos do empreendimento habitacional, na variante do prémio “Reabilitação de Conjunto Urbano ou Requalificação de Espaço Público”.
O projeto, integralmente desenvolvido com recursos internos da Espaço Municipal, refere-se à reabilitação de 11 edifícios no designado Bairro do Sobreiro, localizado na freguesia da Cidade da Maia, que a Espaço Municipal – Renovação Urbana e Gestão do Património, em articulação com a Câmara Municipal da Maia promoveu, na qualidade de proprietária e gestora do mesmo.
O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, sublinha que «esta menção honrosa vem reconhecer a autêntica revolução que está ali em curso, abrindo todo aquele empreendimento habitacional à cidade, qualificando a paisagem urbana, que hoje se integra num harmonioso contínuo do espaço público, com artérias amplas, com espaços verdes generosos e áreas de fruição ao ar livre melhoradas.». E destaca o papel da Espaço Municipal «é justo que expresse uma palavra de apreço à Espaço Municipal pela excelência do trabalho que ali está a levar a cabo e muito em particular aos arquitetos Nuno Antunes Lopes e Sofia Mota, pela autoria do projeto agora merecidamente distinguido».
Desde a aplicação de um sistema de fachada ventilada com isolamento térmico incorporado na caixa de ar, à substituição das caixilharias por novas com corte térmico e vidro duplo, passando pela renovação da cobertura e introdução de sistemas de ventilação mecânica, a requalificação deste conjunto edificado permitiu também a eliminação de múltiplas patologias construtivas.
A intervenção agora distinguida insere-se num processo abrangente de regeneração urbana e de reabilitação do edificado daquele conjunto habitacional e do espaço público, hoje transformado nos Jardins do Sobreiro.