PNRU

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana celebra 14 anos



                      Prémio Nacional de Reabilitação Urbana celebra 14 anos
Inscrições no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2026 decorrem até 12 de março.

Criado em 2013, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana celebra, em 2026, 14 anos e é uma marca de referência incontornável para os profissionais do setor, mas também para a sociedade civil que reconhece neste Prémio profissionalismo e excelência.

Esta é uma oportunidade para municípios, promotores e investidores imobiliários, construtores, arquitetos, engenheiros e demais profissionais do setor partilharem o seu trabalho, bons exemplos de reabilitação urbana e que contribuem para a regeneração e revitalização das nossas cidades. As inscrições estão abertas e são elegíveis todas as intervenções de reabilitação urbana, realizadas em território nacional, concluídas entre 1 de janeiro de 2024 e 31 de dezembro de 2025.

As inscrições são realizadas online em https://pretalx.evolutio.pt/pnru-2026/cfp 

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é atribuído em 10 categorias

Da habitação à hotelaria, passando pelo comércio e impacto social... Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é atribuído em 10 categorias:

Melhor Reabilitação de Uso Residencial;

Melhor Reabilitação de Uso Comercial & Serviços;

Melhor Reabilitação de Uso Turístico;

Melhor Reabilitação com Impacto Social;

Melhor Reabilitação Cidade de Lisboa;

Melhor Reabilitação Cidade do Porto;

Melhor Solução de Sustentabilidade;

Melhor Reabilitação Estrutural;

Melhor Intervenção de Restauro; e

Melhor Intervenção Inferior a 1000 m2.

O júri do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conta com a assessoria técnica e científica de várias entidades independentes, designadamente, do Instituto para a Construção Sustentável que apoia a seriação dos melhores candidatos na categoria "Reabilitação Estrutural". E, ainda, da ADENE – Agência para a Energia e da Savills na avaliação dos melhores projetos na categoria "Sustentabilidade".

Destaque para a categoria "Mestres da Construção" com a curadoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura. Criada em 2023, a categoria "Mestres da Construção" pretende reconhecer profissionais que distinguem na execução de artes e ofícios da construção, as quais contribuem decisivamente para a qualificação dos projetos, constituindo um dos seus principais elementos distintivos.

No site do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana estão disponíveis o calendário, o regulamento e o júri. Acompanhe todas as novidades em premio.vidaimobiliaria.com e em reportugal.vidaimobiliaria.com

(Re)Veja a entrega de Prémios de 2025

A caminho da edição de 2026, recordamos a noite de entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2025 e que reuniu, em Cascais, candidatos, finalistas, vencedores, parceiros institucionais e sponsors. Não perca a oportunidade de fazer parte desta iniciativa. As INSCRIÇÕES já estão abertas! 

PUB
PUB