Escritórios, hotéis, projetos com impacto social... de norte a sul do país. A MAP Engenharia tem mantido uma atividade muito consiste no âmbito da reabilitação urbana e, em 2024, acompanha a candidatura de quatro obras ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.
REABILITAÇÃO LICEU FRANCÊS - CHARLES LEPIERRE | LISBOA
@Telmo Miller
A renovação e ampliação do Liceu Francês Charles Lepierre, em Lisboa, contemplou a criação de dois novos edifícios, alterações interiores no edifício administrativo, no edifício do jardim de infância e, ainda, a reformulação dos espaços exteriores. Uma obra confiada à MAP Engenharia, pela AEFE - Agence pour l'Enseigment du Francais à l'Étranger / Liceu Francês de Lisboa, e com projeto dos gabinetes de arquitetura Méandre etc' e Ma-teriarch. Uma obra concluída em março de 2023.
CAFÉ JOYEUX CASCAIS | CASCAIS
@Telmo Miller
O Café Joyeux Cascais nasce da reabilitação da Casa das Riscas, um dos edifícios mais icónicos da vila de Cascais e que remonta ao ano de 1900. Esta obra de reabilitação da MAP Engenharia, é o terceiro e o mais recente café-restaurante inclusivo e solidário a abrir em Portugal, desenvolvido pela Associação VilacomVida em parceria com o Café Joyeux. O projeto de reabilitação é da Promontório e a obra foi concluída em julho de 2023.
MAMA SHELTER HOTEL LISBOA | LISBOA
@Telmo Miller
Na rua Alexandre Herculano, em Lisboa, abriu em junho de 2023 a primeira unidade hoteleira, na Península Ibérica, da marca “Mama Shelter”. Trata-se da reabilitação de um edifício de 6 pisos, onde foram acrescentados mais 3, criando um hotel com 130 quartos. Esta é uma obra promovida pela AH51 Hotel, S.A., com projeto do atelier AZ Architecture e empreitada a cargo da MAP Engenharia.
LATINO COELHO 142 | PORTO
A MAP Engenharia apresenta a reabilitação do edifício de escritórios Latino Coelho 142, no Bonfim, na cidade do Porto. Trata-se de um edifício, composto por 10 pisos, que oferece um amplo espaço em open space em todos os pisos, com boa exposição solar, sistemas eficientes de AVAC, segurança, controlo de acessos... Esta reabilitação foi promovida pela NIPA Capital e com gestão de projeto da CBRE. A intervenção foi concluída em março de 2022.
Últimos dias para participar no PNRU2024
Em contagem decrescente para o fecho das inscrições, o número de inscritos começa a crescer com candidaturas a chegar de todo o país. Braga, Porto, Viseu, Lisboa, Cascais, Estoril, Algés, Oeiras, Faro, Portimão e Funchal já se fazem representar neste Prémio com obras candidatas às categorias de Residencial, Comercial & Serviços, Turístico, Impacto Social, Cidade de Lisboa, Cidade do Porto, Sustentabilidade, Reabilitação Estrutural, Restauro e Melhor Intervenção Inferior a 1000 m2.
Podem participar na edição de 2024 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU2024) todas as intervenções de reabilitação urbana concluídas entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2023, que não tenham sido candidatas em edições anteriores. Para assegurar a participação, todos os interessados devem realizar a INSCRIÇÃO, disponível online, até 16 de fevereiro.
Os vencedores serão eleitos por um painel de jurados composto pelo engenheiro Manuel Reis Campos (Presidente AICCOPN e da CPCI); o arquiteto José Manuel Pedreirinho (antigo Presidente da Ordem dos Arquitectos - triénio 2017-2019); a economista e professora da Porto Business School, Ana Paula Delgado; o arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro.
O Júri do PNRU conta com a assessoria técnica e científica de várias entidades independentes, designadamente, do Instituto para a Construção Sustentável que apoia a seriação dos melhores candidatos na categoria "Reabilitação Estrutural". E, ainda, da ADENE – Agência para a Energia e da Savills na avaliação dos melhores projetos na categoria "Sustentabilidade".
INSCRIÇÕES disponíveis online até 16 de fevereiro. Não perca esta oportunidade, contamos consigo!