Entre os candidatos ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria Melhor Reabilitação Urbana de uso Residencial, encontramos três grandes obras, uma em Lisboa e duas em Évora, promovidas pela AG Capital.
AREEIRO SELECT | LISBOA
A AG Capital apresenta o projeto habitacional Areeiro Select. Trata-se da reabilitação de um edifício dos anos 50, inserido no conjunto arquitetónico da Praça Francisco Sá Carneiro, em Lisboa. O projeto de reabilitação é da autoria do arquiteto Frederico Valsassina e traz à cidade 28 apartamentos, servidos por estacionamento, jardins comuns e piscina. Esta é uma promoção da AG Capital, com empreitada a cargo da construtora Edivisa e concluída em fevereiro de 2023.
MACHEDE 48 | ÉVORA
Localizado no centro histórico de Évora, o Machede 48 resulta da reabilitação integral, com ampliação, de um conjunto de edifícios. Uma promoção da AG Capital, com projeto dos arquitetos Rui Silva Russo e Rita Pereira Ceríaco, do RSR Atelier de Arquitetura, e obra da Construções Monsaraz. A obra, concluída em fevereiro de 2023, mantém a traça original do edifício, bem como a preservação dos principais elementos arquitetónicos.
LARGO DOS PENEDOS 9 | ÉVORA
A AG Capital apresenta reabilitação de uma casa senhorial, do início do século XVI, localizada no interior das muralhas medievais da cidade de Évora, no Largo dos Penedos. Este é um projeto da arquiteta Estela Safara Cameirão, com obra da Construções Monsaraz, que resultou em 11 habitações, com tipologias T0 a T2. Uma intervenção concluída em agosto de 2023.
Vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana são conhecidos dia 15 de maio
Os vencedores da edição de 2024 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) são anunciados no dia 15 de maio, numa cerimónia que decorrerá na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, cidade anfitriã do PNRU 2024.
Os serão eleitos por um painel de jurados composto pelo engenheiro Manuel Reis Campos (Presidente AICCOPN e da CPCI); o arquiteto José Manuel Pedreirinho (antigo Presidente da Ordem dos Arquitectos - triénio 2017-2019); a economista e professora da Porto Business School, Ana Paula Delgado; o arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro.
Acresce a estreia o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Mestres da Construção com o apoio e curadoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura e que vai premiar profissionais que se destacam na execução da sua arte e ofício. Falamos de carpinteiros, canteiros, pedreiros, estucadores, entre tantas outras categorias profissionais.
O Júri do PNRU conta com a assessoria técnica e científica de várias entidades independentes, designadamente, do Instituto para a Construção Sustentável que apoia a seriação dos melhores candidatos na categoria "Reabilitação Estrutural". E, ainda, da ADENE – Agência para a Energia e da Savills na avaliação dos melhores projetos na categoria "Sustentabilidade".
2013 - 2024 | 12 anos de Prémio Nacional de Reabilitação Urbana
Organizado pela Vida Imobiliária, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a SECIL se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil. Destacar o patrocínio Platina, a esta iniciativa, da Schmitt + Sohn Elevadores, da Savills, da Saint-Gobain e da Victoria Seguros, bem como do patrocínio Ouro da Revigrés, Sanitana e BOSCH. Empresas que reconhecem na reabilitação urbana uma oportunidade de crescimento, tornando-se empresas de referência neste segmento.