Decorre esta quinta-feira o segundo dia da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa. A Câmara Municipal de Lisboa e a Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários – APPII, promovem a conferência "Lisboa – As novas centralidades e as oportunidades de investimento", a partir das 11h45.
Fazer renascer antigas centralidades, caídas no esquecimento durante anos, através da reabilitação urbana ou promover o desenvolvimento de novos empreendimentos pela construção nova exige a colaboração dos setores público e privado. Estes são alguns dos tópicos que vão estar em debate na manhã do dia 30 de março.
PNRU celebra 11 anos
Inscrita no âmbito da programação da Semana RU Lisboa, a conferência "Reabilitação de Excelência – Os vencedores do Prémio Nacional RU" decorrerá no dia 30 de março, às 10h00, com o apoio à organização da Ecociaf e da Tecofix.
A sessão vai receber vencedores de edições anteriores do PNRU (o edifício Faria Palace, apresentado pela EastBanc; e o edifício 266 Liberdade, apresentado pela Avenue). A exposição dos Candidatos ao PNRU faz parte da programação da 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa.
Exposição "525 Anos Património SCML"
Dia 30 de março, às 15h00, poderá acompanhar a visita à Exposição "525 Anos Património SCML", e, a partir das 15h30, a conferência "As pessoas no centro do Bairro – Uma visão social e inclusiva".
Com participação de Ana Vitória Azevedo, Administradora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a conferência decorre até às 16h30 com um debate centrado nos desafios à construção de uma cidade mais social e inclusiva.
Perspetivas para o turismo em Lisboa
A conferência "Há vida no Bairro – O equilíbrio de habitar e do turismo", organizada com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação de Hotelaria de Portugal, decorre também no 2º dia do evento, a partir das 16h45.
Num momento em que se perspetiva que a economia nacional se revele resiliente e continue a crescer, todos os agentes estão conscientes de que este crescimento depende da dinâmica do turismo. Onde reside o equilíbrio entre o habitar e o turismo? Como devemos lidar com a pressão urbana imposta pelo turismo, sem aniquilar uma importante fonte de rendimento económico para tantas famílias? Estas e outras questões vão estar em debate no dia 30 de março.
Reabilitação da Escola de Música do Conservatório Nacional
No segundo dia da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, a MAPEI vai apresentar, como case study, a reabilitação da Escola de Música do Conservatório Nacional.
Não perca a oportunidade de conhecer um bom exemplo prático de reabilitação urbana, no dia 30 de março, às 18h15, na sessão "Case study – reabilitação da Escola de Música do Conservatório Nacional".