PNRU

Matosinhos participa no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

Matosinhos participa no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana
Reabilitação do Complexo Escolar EB2/3 "Escola Secundária De Abel Salazar" | Matosinhos

São cada vez mais os Municípios que veem no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana uma oportunidade de comunicação com a sociedade civil, de partilhar a estratégia e as opções de investimentos do poder local. É o caso da Câmara Municipal de Matosinhos que apresenta ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana a Reabilitação da Escola Secundária de Abel Salazar e a Reabilitação do Complexo Escolar EB1 da Agudela

Reabilitação do Complexo Escolar EB2/3 "Escola Secundária de Abel Salazar" | Matosinhos

A Câmara Municipal de Matosinhos promoveu a reabilitação do complexo escolar EB2/3 "Escola Secundária de Abel Salazar", uma intervenção con­cluída no final de 2023, pela construtora Costeira – Engenharia e Construção. O projeto desenvolvido pela arquiteta Susana Freitas reinventou o projeto técnico base, datado de 1984, adicionando ele­mentos essenciais, ausentes na estrutura original.

 

Reabilitação do Complexo Escolar EB1 da Agudela, Lavra | Matosinhos

Projetada nos anos 90, a escola EB1 da Agudela foi reabilitada por iniciativa da Câmara Munici­pal de Matosinhos. O projeto de reabilitação foi confiado ao arquiteto António Carlos Coelho e a empreitada à construtora Costeira – Engenha­ria e Construção que concluiu a intervenção em dezembro de 2022.

Vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana são anunciados dia 15 de maio

Em menos de um mês serão conhecidos os Finalistas e os Vencedores nas 10 categorias a concurso no âmbito do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, designadamente: Cidade de Lisboa; Cidade do Porto; Impacto Social; Residencial; Turismo; Comércio & Serviços; Sustentabilidade; Reabilitação Estrutural; Restauro; e Melhor intervenção com área inferior a 1.000 m².

Acresce o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Mestres da Construção com o apoio e curadoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura e que vai premiar profissionais que se destacam na execução da sua arte e ofício. Falamos de carpinteiros, canteiros, pedreiros, estucadores, entre tantas outras categorias profissionais.  

A concurso estão 80 intervenções de reabilitação urbana, de norte a sul do país, incluindo ilhas, num total de 23 concelhos. Concorrem intervenções de reabilitação urbana localizadas em Albufeira, Aveiro, Barcelos, Braga, Bragança, Cascais, Évora, Faial, Faro, Funchal, Guimarães, Lisboa, Matosinhos, Odivelas, Oeiras, Ponta Delgada, Portimão, Porto, Santarém, Tomar, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de Gaia e Viseu. São mais de 200 mil metros quadrados de área intervencionada, obras de reabilitação urbana concluídas entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2023.

Casa da Arquitectura acolhe a cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

Vencedor do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana em 2018, na categoria Melhor Intervenção com Impacto Social, o edifício da Casa da Arquitectura (antiga Real Vinícola), em Matosinhos, será o palco do Jantar e Cerimónia de entrega dos Prémios em 2024.

A celebrar a sua 12.ª edição, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é hoje muito mais do que um Prémio. É uma marca de referência, não só para os profissionais do setor, mas para o público em geral que reconhece neste galardão profissionalismo, dedicação e inovação. No Prémio Nacional de Reabilitação Urbana celebramos a história, o legado, mas também o presente e o futuro do nosso património e das nossas cidades.

Organizado pela Vida Imobiliária, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a Secil se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil. Destacar o patrocínio Platina, a esta iniciativa, da Schmitt + Sohn Elevadores, da Savills, da Saint-Gobain e da Victoria Seguros, bem como do patrocínio Ouro da Revigrés, Sanitana e BOSCH. Empresas que reconhecem na reabilitação urbana uma oportunidade de crescimento, tornando-se empresas de referência neste segmento.

Acompanhe todas as novidades em (RE) Portugal, em Vida Imobiliária e no site do premio.vidaimobiliaria.com

PUB
PUB