Semana RU

Inscrições no Prémio Jovens Arquitectos decorrem até 5 de fevereiro



                      Inscrições no Prémio Jovens Arquitectos decorrem até 5 de fevereiro
Prémio Jovens Arquitectos 2026: inscrições abertas para a 5.ª edição até 5 de fevereiro de 2026.

A Vida Imobiliária com o apoio dos arquitetos Marco Roque Antunes, Paulo Serôdio e Paulo Durão apresentam a 5.ª edição do Prémio Jovens Arquitectos. As inscrições (gratuitas) estão abertas e decorrem (exclusivamente online) até ao dia 5 de fevereiro.

Podem participar na edição de 2026 do Prémio Jovens Arquitectos, enquanto concorrentes, os profissionais com inscrição em vigor na Ordem dos Arquitectos e com idade inferior a 40 anos, inclusive, a 31 de dezembro de 2025. A concurso devem apresentar um projeto, da sua autoria, construção nova ou reabilitação urbana, concluído entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2025.

O Prémio Jovens Arquitectos não distingue entre reabilitação urbana e obra nova, permitindo a submissão de ambos os tipos de projeto e valorizando-os de igual forma, sem estabelecer categorias separadas ou rácios específicos. Exemplo disso, em 2025, na 4.ª edição deste Prémio, foi finalista o projeto "Ladeirinha" do arquiteto Elói Gonçalves, do atelier Experimental.

Créditos das Fotografias: © Francisco Ascensão, António Mesquita, Frederico Martinho. Na imagem: "Ladeirinha", do arquiteto Elói Gonçalves (atelier Experimental) foi finalista da edição de 2025 do Prémio Jovens Arquitectos.  

O painel de finalistas integrou também o projeto "Casa em Luzim", dos arquitetos Juliano Ribas e Cíntia Guerreiro. Um projeto que se destacou pela valorização do passado, que respeita e integra a arquitetura tradicional portuguesa, adaptando-a às necessidades e desafios contemporâneos. 

Créditos das Fotografias: © Frederico Martinho. Na imagem: "Casa em Luzim", dos arquitetos Juliano Ribas e Cíntia Guerreiro, foi finalista da edição de 2025 do Prémio Jovens Arquitectos. 

O Prémio Jovens Arquitectos valoriza projetos que demonstram inovação, criatividade e uma visão de futuro, como é o caso da "Casa com muitas caras", da arquiteta Ana Luísa Soares (Fala atelier) projeto que venceu a edição de 2025 do Prémio Jovens Arquitectos.

Créditos das Fotografias: © Rory Gardiner e Matilde Viegas. Na imagem: "Casa com muitas caras", da arquiteta Ana Luisa Soares, (Fala atelier), foi vencedor da edição de 2025 do Prémio Jovens Arquitectos. 

Como realizar a inscrição?

Para concorrer basta aceder ao site do Prémio Jovens Arquitectos e preencher o Formulário de Inscrição disponível, online. Esta é uma iniciativa que visa promover a arquitetura e os seus profissionais, apoiar uma nova geração de arquitetos e criar pontes entre os jovens talentos e a indústria. A participação no Prémio Jovens Arquitectos é, por isso, gratuita.

Vencedor é anunciado dia 5 de março

As obras distinguidas no Prémio Jovens Arquitetos têm a oportunidade de serem apresentadas publicamente durante a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, proporcionando uma maior visibilidade aos projetos premiados. A 13.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, irá decorrer de 3 a 5 de março de 2026, na Fábrica do Pão, no Beato Innovation District, em Lisboa. Durante três dias estará patente a exposição dos trabalhos Finalistas e no dia 5 de março será revelado o vencedor da edição de 2026 do Prémio Jovens Arquitectos. Faça parte desta iniciativa e ajude-nos a dar a conhecer o talento nacional!

PUB
PUB