O Hotel Turismo da Guarda vai ser integrado na ENATUR, sendo agora parte integrante da rede das Pousadas de Portugal. O anúncio foi feito pelo ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, em audição regimental na comissão de Economia e Obras Públicas.
Considerando ser «um dos problemas mais difíceis» para resolver no setor do turismo, o ministro sublinha que foi encontrada uma «boa solução» para aquele que é um «empreendimento vital para a região». De acordo com comunicado, citado pelo Observador, o ministério da Economia lembra que o imóvel «foi destinado a venda e afetado ao programa Revive» não gerando interessados.
«Hoje, com a sua integração na rede de Pousadas de Portugal, e entregue para reabilitação e subsequente exploração à ENATUR, Empresa Nacional de Turismo, SA., o Hotel Turismo da Guarda vê, assim, mais de 12 anos depois do seu encerramento, a solução final para a sua reabertura ao público», refere o ministério.
O Hotel Turismo da Guarda foi inaugurado em 1947 e encerrou em outubro de 2010, sendo comprado pelo Turismo de Portugal à Câmara Municipal da Guarda, em 2011, pelo valor de 3,5 milhões de euros. O objetivo do Turismo de Portugal era recuperar e transformar em hotel de charme com escola de hotelaria. Todavia, o projeto nunca avançou.