investimento

Emerge investe €40M na reabilitação de antigo Matadouro do Porto

Emerge investe €40M na reabilitação de antigo Matadouro do Porto
Fotografia retirada do site da Câmara Municipal do Porto

O antigo Matadouro do Porto, localizado em Campanhã, está a ser transformado num novo centro empresarial, cultural e social. A primeira fase das obras está concluída, segue-se agora uma nova fase das obras levada a cabo pela Emerge, uma empresa subsidiária do grupo Mota-Engil, que vai investir 40 milhões de euros nesta reabilitação.

Prevê-se que este novo centro empresarial da cidade do Porto abra portas ao público em outubro de 2024: «vamos arrancar com a fase de reabilitação de todos os edifícios existentes e a construção de novos. Esta fase vai demorar cerca de dois anos, prevendo-se que, em outubro de 2024, o novo Matadouro já esteja ao serviço de todos», refere o CEO da Emerge-Mota Engil, em nota divulgada pela autarquia.

O processo arrancou em maio de 2021, quando as máquinas escavadoras da Mota-Engil entraram no antigo complexo industrial e concentraram os trabalhos na demolição dos elementos em avançado estado de degradação, revela a autarquia numa nota de imprensa. Dos 20 mil metros quadrados disponíveis para construção, 12.500 metros quadrados vão dar lugar a espaços empresariais, como escritórios e zonas de restauração. A autarquia refere que a Mota-Engil já avançou para a fase de comercialização dos espaços e já há manifestações de interesse pelos mesmos.

De referir que, 7.885 metros quadrados ficarão sob gestão municipal, sendo o restante explorado pela entidade vencedora do concurso. A autarquia refere que o complexo terá um comportamento sustentável e certificação LEED, destacando os cerca de 2500 metros quadrados de painéis solares na cobertura para geração de energia.

De acordo com a nota, o futuro Matadouro terá uma programação cultural permanente, a ser desenvolvida pela Câmara do Porto, havendo a possibilidade de criação de sinergias entre diferentes usos (workspaces/restauração/programa cultural/social/eventos).

PUB
PUB