Cidades

Edifício Cruzeiro transformado em Academia de Artes

Edifício Cruzeiro transformado em Academia de Artes
Foto: CMC

O edifício Cruzeiro, no Monte Estoril, antigo centro comercial, será inaugurado este sábado enquanto Academia de Artes, espaço que será central na Vila das Artes, um novo polo de artes performativas em Cascais.

Aqui terá sido inaugurado o primeiro centro comercial do país, em 1951. Agora, dará lugar a três escolas: a Escola Profissional de Teatro de Cascais, o Conservatório de Música e a Companhia de Dança Paulo Ribeiro - e a Orquestra de Câmara Cascais e Oeiras.

O projeto de reabilitação, assinado por Miguel Arruda, preservou a fachada original do edifício datado de 1947, desenhado por Filipe Nobre de Figueiredo. O interior foi totalmente remodelado, e dá agora origem a diferentes espaços dedicados à educação e cultura, num total de 18 salas, estúdios e sala de espetáculos para mais de 300 pessoas.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, considera que este projeto é parte integrante da aposta no desenvolvimento cultural do concelho. Acredita que este é um investimento sustentável, já que a cultura «é uma área que sustenta o turismo, uma atividade importante no concelho» e mais um projeto de recuperação de património devoluto, diz ao Público.

É a partir do edifício cruzeiro que a Câmara de Cascais quer criar o conceito da Vila das Artes, que já incluem outros equipamentos culturais dedicados às artes performativas, aos quais se devem juntar mais, reunindo «um conjunto de equipamentos culturais dedicados às artes performativas». A ideia parte da «experiência positiva» da criação do Bairro dos Museus, no centro de Cascais, direcionado às artes plásticas.

PUB
PUB