Empresas

Contributo dos edifícios para a neutralidade carbónica

Contributo dos edifícios para a neutralidade carbónica

A partir de 2023, a nova Diretiva Europeia sobre Desempenho Energético de Edifícios tornará o caminho mais exigente, acelerando a reabilitação de edifícios existentes e estabelecendo padrões mínimos de desempenho energético na construção nova (NZEB/PASSIVHAUS).

O objetivo é alcançar um parque imobiliário com emissões zero até 2050. Assim, todas as obras recentes com menor eficiência energética precisarão de ser reabilitadas para cumprirem os requisitos estabelecidos pela Comissão Europeia.

Adotar modelos construtivos alinhados com a Neutralidade Carbónica 2050 é crucial. Os edifícios passivos, com balanço energético nulo (NZEB), são soluções promissoras, minimizando o consumo energético com recurso à utilização de fontes renováveis de forma eficiente.

De igual modo, resulta uma clara exigência de adotar soluções de ventilação eficientes, melhorando a qualidade do ar interior, reduzindo consumos e aumentando assim a eficiência energética.

A Soler & Palau tem desenvolvido soluções orientadas para as necessidades do setor, permitindo uma redução significativa nas necessidades de aquecimento e arrefecimento de um edifício existente ou reabilitação, promovendo uma poupança energética elevada e criando um ambiente limpo e saudável a quem habita e circula os espaços interiores do mesmo.

A S&P dispõe da mais vasta e completa gama de equipamentos VMC (ventilação mecânica controlada ou centralizada) duplo fluxo com recuperação de calor centralizada, como a SABIK e NASHIRA, para soluções de nova construção NZEB/PASSIVHAUS, e descentralizada como o RESPIRO, para soluções de reabilitação, que garantem o conforto térmico e acústico e, garantem simultaneamente a renovação e qualidade do ar interior, aspetos que são fundamentais para uma boa qualidade de vida, e que por vezes são preteridos inconscientemente.

Com o seu permutador de calor contra fluxo de alta eficiência, as soluções de VMC Duplo Fluxo da S&P conseguem assegurar uma recuperação de mais de 90% da temperatura produzida dentro de casa.

De acordo com a legislação europeia, a Diretiva de Desempenho Energético de Edifícios (EPBD - Energy Performance of Buildings Directive) estabelece padrões mínimos de eficiência energética para diferentes sistemas, incluindo recuperadores de calor.

O valor mínimo de eficiência pode variar dependendo da aplicação e das especificações do sistema, devendo os recuperadores de calor atendam a uma eficiência mínima estimada entre 70% a 80%. Estes valores podem ser atualizados ao longo do tempo para promover uma maior eficiência energética e reduzir o consumo de energia nos edifícios.

A S&P desenvolve e fabrica soluções de ventilação que asseguram a superação destes parâmetros de eficiência, disponibiliza soluções competitivas no mercado, considerando as prestações oferecidas pelos equipamentos.

Para além disso, com o recurso a este tipo de sistemas, a empresa consegue assegurar uma poupança energética elevada, estimando-se uma redução do investimento e despesas em climatização num percentual superior a 50%.

PUB
PUB