Cidades

Coimbra lança concurso para reabilitação de imóveis

Coimbra lança concurso para reabilitação de imóveis
Coimbra.

A Câmara de Coimbra aprovou a abertura do concurso público de conceção e de execução da empreitada de reabilitação de dois imóveis municipais, situados na Rua Vale de Figueiras, na União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, para arrendamento acessível. Esta empreitada, que visa a construção de seis fogos, conta com um preço base que ultrapassa os 825 mil euros. O prazo de execução é de 450 dias.

O projeto prevê a criação de seis fogos habitacionais, distribuídos em duas frações de tipologia T1 e quatro frações de tipologia T3. Uma das intervenções mais significativas será a relocalização da cozinha, permitindo a transformação da tipologia inicial T1 em T3, através da utilização do espaço anterior como um quarto adicional. No rés-do-chão, os espaços de garagem serão adaptados para criar duas frações de tipologia T1, cada uma com acesso autónomo ao espaço público.

Este projeto tem como objetivo uniformizar as propostas de reabilitação para a zona e dinamizar uma frente de rua eclética e bastante descaracterizada. A reabilitação integral e o pequeno acréscimo de volumetria visam definir uma fronteira clara entre as novas construções e o tecido urbano existente, contribuindo para a melhoria estética e funcional da área.

O estudo prévio do projeto foi submetido no âmbito do Protocolo de Cooperação "Projetos de Habitação a Custos Acessíveis da Região de Coimbra" e contou com a assinatura de um Acordo de Colaboração entre a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, o Município de Coimbra e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, no dia 6 de junho de 2024.

Este projeto é um passo significativo no compromisso do município em promover habitação acessível e reabilitar imóveis municipais, contribuindo para a melhoria das condições de vida dos seus habitantes e para a revitalização urbana.

PUB
PUB