Sponsored Content: BMI Group
«Hoje em dia, a reabilitação apresenta-se como uma prioridade e uma oportunidade valiosa para transformar as nossas cidades e aumentar a eficiência energética e ambiental do meio ambiente. A deterioração das estruturas urbanas é cada vez mais evidente, seja pela passagem do tempo, pelo uso intensivo ou pela falta de adaptação aos novos modos de vida», disse Fabien Remaut, diretor geral da BMI Ibéria.
Num contexto onde a eficiência energética e a sustentabilidade são essenciais, a BMI demonstra o compromisso de «oferecer soluções inovadoras que contribuam para a revitalização e melhoria dos espaços urbanos. A reabilitação de edifícios torna-se numa peça chave para reduzir o impacto ambiental. As nossas soluções de cobertura desempenham um papel fundamental na proteção e isolamento térmico de edifícios, reduzindo o consumo de energia para aquecimento e arrefecimento. Além disso, contamos também com coberturas que podem ser convertidas em espaços habitacionais, agregando valor às áreas urbanas ao proporcionar áreas verdes e oportunidades de geração de energia solar. Há sempre soluções, basta encontrar a mais adequada para cada projeto», salienta.
“A sustentabilidade é um aspecto central nas nossas atividades”
Na BMI «estamos alinhados com os objetivos da União Europeia relativamente à descarbonização até 2050 e por esta razão as nossas soluções de coberturas são pensadas para melhorar a eficiência energética dos edifícios. Isto contribui diretamente para a redução das emissões de carbono. Além disso, incentivamos a instalação de sistemas fotovoltaicos como o Tectum® Solar, que ajudam a aproveitar a energia solar e a reduzir a dependência de fontes de energia não renováveis. Como disse anteriormente, promovemos também a instalação de coberturas verdes, que melhoram a qualidade do ar e permitem a retenção e reutilização da água da chuva».
Lançamento do sistema fotovoltaico Tectum® Solar
Fabien Remaut diz que «um dos nossos lançamentos em 2024 em Portugal é o sistema fotovoltaico Tectum® Solar, que se integra totalmente nas coberturas inclinadas. Esta inovação foi muito bem recebida pelo mercado espanhol durante 2023 e representa um passo importante para uma geração de energia solar mais acessível. Mas também continuamos a desenvolver sistemas de cobertura de alta qualidade e alto desempenho, apoiados pelo aconselhamento técnico da BMI Expert e utilizando os nossos instaladores aprovados pelo RoofPro para a instalação, juntamente com as Garantias ampliadas da BMI. Estas inovações garantem aos nossos clientes soluções confiáveis e de qualidade, proporcionando tranquilidade aos proprietários de edifícios».
Principais desafios enfrentados pelo setor
O setor da construção «enfrenta hoje vários desafios. Uma das mais prementes é a necessidade de acelerar a transformação dos edifícios para os tornar mais eficientes energeticamente. Isto inclui a melhoria da envolvente, como fachadas e coberturas, bem como a integração de tecnologias sustentáveis, como painéis solares e sistemas de recolha de águas pluviais».
O diretor geral da BMI Ibéria sublinha que «é também fundamental dar resposta à necessidade de formar e atrair mais profissionais qualificados nesta área. São necessárias mais mulheres no sector, porque representa atualmente 10% dos trabalhadores activos na construção. Os jovens também são necessários. A digitalização e a industrialização da construção são tendências em crescimento que exigem adaptação e formação contínua»
Por exemplo, na BMI Academy, «o nosso principal compromisso é promover uma formação abrangente para todos os intervenientes envolvidos na instalação de uma cobertura. Sejam arquitetos, engenheiros, instaladores e até estudantes que estão a dar os primeiros passos no mundo da construção. Reconhecemos que a especialização dos profissionais é um fator chave para alcançar um impacto positivo na indústria. Acreditamos que a educação contínua é o caminho para uma indústria da construção mais eficiente e estamos empenhados em facilitar esse processo. Na verdade, desde que iniciámos a BMI Academy em Portugal em 2018, já formamos mais de 2.000 instaladores», completa.
Objetivos para 2024
«Sem dúvida que 2024 é um ano de muito trabalho e compromisso para a BMI. Partimos da base de que necessitamos para promover a eficiência energética como um dos nossos principais objetivos. É importante continuar avançar na promoção de soluções de coberturas eficientes, bem como na geração de energia solar. Continuaremos a prestar aconselhamento técnico aos nossos clientes através da BMI Expert e a potenciar a execução de projetos com os nossos instaladores RoofPro. E como disse anteriormente, também estamos focados em colmatar a falta de profissionais qualificados no setor, trabalhando na formação e captação de novos trabalhadores», assinala Fabien Remaut, diretor geral da BMI Ibéria.