Hotéis

Antigo hospital psiquiátrico dá lugar a hotel em Lisboa



                      Antigo hospital psiquiátrico dá lugar a hotel em Lisboa
Entrada do Hospital Miguel Bombarda

O antigo hospital psiquiátrico Miguel Bombarda vai dar lugar a um hotel, três lotes de habitação destinados a arrendamento acessível, uma escola básica e uma nova rua. De recordar que, em 2019, o antigo hospital Miguel Bombarda foi um dos imóveis do Estado integrado no Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE) e afetado à habitação para arrendamento acessível.

A informação foi adiantada pelo Diário de Notícias, que consultou a proposta de loteamento dos serviços camarários. Está assim prevista a construção de um hotel no edifício do antigo Convento de Rilhafoles, com um número de camas ainda por definir, onde funcionou o hospital psiquiátrico Miguel Bombarda, entre 1848 e 2011.

Vão ser ainda construídos nos terrenos do antigo hospital três novos lotes de habitação, com seis a oito pisos, destinados a arrendamento acessível, para os quais são apontados 248 fogos em tipologias inferiores a T3, com uma área média de 90 metros quadrados. Conforme refere o DN, «os lotes habitacionais do empreendimento serão exclusivamente afetos à promoção pública».

Uma parte dos terrenos, que pertencem ao Estado, vão ser cedidos à Câmara Municipal de Lisboa para a construção de uma escola básica com capacidade total para 1000 alunos. Um jardim infantil será também construído num dos edifícios existentes, que deverá ser reabilitado. Segundo informação avançada pelo órgão de comunicação social, «dos 42.255 metros quadrados que integram esta operação, 18.693 metros quadrados integram parcelas a ceder ao município».

A proposta de loteamento para os terrenos do Miguel Bombarda, fruto de um protocolo entre a secretaria de Estado da Habitação e a CML, está a ser desenvolvido pelos próprios serviços camarários.

PUB
PUB