Localizados em Alcântara, Lisboa, os edifícios da antiga antiga fábrica de massas "A Napolitana", estão na primeira fase de reabilitação – vão ser transformados num colégio internacional. O início da segunda fase, relativa à execução da estrutura, acabamentos e instalações especiais está para breve.
A Engexpor apoia a RFR Group, uma empresa de origem norte-americana, na gestão de projeto e gestão da construção. Está ainda envolvida a CGC (Calatrava Grace), empresa na área de investimento e promoção imobiliária.
A primeira fase consistiu na execução das demolições para renovar os interiores dos edifícios e adaptá-los ao novo uso, assim como o reforço das estruturas. Numa segunda fase da obra, decorrerá a execução das estruturas, renovação das fachadas, construção das coberturas e desenvolvimento das instalações especiais, acabamentos e paisagismo, de acordo com a Engexpor.
O projeto engloba ainda a construção de um novo edifício destinado a estacionamento, atividades artísticas e desportivas. As construções que serão renovadas irão acolher salas de aula e serviços administrativos (edifício 1), refeitório e auditório (Edifício 3) e administração e laboratórios (Edifício 4). A área total do edificado ascende a 13.900 metros quadrados.
Para Pedro Grilo, Director da Engexpor em Portugal, «a instalação de uma instituição de referência nestes edifícios irá ajudar a revitalizar e valorizar esta zona da cidade, anteriormente de cariz essencialmente industrial, com características muito próprias e que está em profunda transformação».
A conclusão de todos os trabalhos está prevista para o primeiro semestre de 2024. Projeta-se ainda a abertura parcial da escola para setembro de 2023 com a valência de Jardim de Infância.