Empresas

Odum chega ao mercado com proposta de construção sustentável em madeira

Odum chega ao mercado com proposta de construção sustentável em madeira
Casas modulares "Terra"

Miguel Bravo Amaral e Vasco Baptista acabam de anunciar o lançamento da Odum, uma nova empresa de construção que promete «contribuir para um mundo mais sustentável e em harmonia com a natureza».

Miguel Bravo Amaral justifica a escolha do nome da empresa explicando que «Odum é um nome forte e invulgar que tem Eugene Odum como inspiração. Eugene é, para muitos, considerado o pai da ecologia. A escolha do nome, mais do que uma homenagem ao famoso biólogo norte-americano, determina, assim, o nosso compromisso com o planeta».

O compromisso com a sustentabilidade é assumido pela Odum como «base de tudo». A madeira utilizada pela empresa provém exclusivamente de explorações florestais sustentáveis, ou seja, cultivadas e exploradas de acordo com critérios ecológicos que garantem a manutenção da sua biodiversidade, produtividade, capacidade de regeneração e vitalidade necessárias «para cumprirem o seu papel ecológico, económico e social, essencial para a preservação das florestas e do planeta».

O responsável destaca que «criámos a Odum por acreditar que podemos oferecer as melhores soluções de habitação e da maneira mais ecológica possível. Colmatamos uma necessidade de mercado muito concreta: ser a resposta para quem procura uma empresa de construção com uma forte preocupação ambiental e com a sustentabilidade, mas que não descura a qualidade e o conforto. Aliado a isso, juntámos os preços competitivos».

Miguel Bravo Amaral e Vasco Baptista

Aposta em casas modulares

A Odum decidiu começar por apostar num conjunto de casas modulares exclusivas, feitas em madeira, com a marca própria “Terra”. Com design próprio da Odum, esta gama foi criada «para tirar o melhor partido do exterior, tendo sempre por base a vida em comunhão com a natureza – ou com o local escolhido pelo cliente – e com todas as comodidades e conforto a que estamos habituados», descreve a empresa. As primeiras casas “Terra” estão disponíveis nas tipologias T1, T2 e T3.

Vasco Baptista explica que «sendo casas modulares já com tudo pensado, são rápidas de implementar (entre oito a 12 semanas) e ideais para quem quer boas soluções de habitação e não quer esperar muito tempo para começar a gozar a sua vida onde pretender. São construídas com método de construção ‘wood-frame’ com paredes com mais de 30 centímetros de espessura e que recorrem a materiais premium, como é o caso das janelas com perfis de alumínio com corte térmico, caixa de ar, isolamento em fibra de madeira natural, entre outros materiais, que as tornam altamente eficazes do ponto de vista energético, sendo casas perfeitas para viver o ano todo».

A Odum disponibiliza também outras soluções de construção sustentável para o cliente final e empresas, como unidades hoteleiras e empresas turísticas, incluindo habitação personalizada ao gosto de cada cliente, estruturas personalizadas, como coberturas, pérgulas, decks ou outras estruturas em madeira construídas à medida das necessidades, ou ainda mobile homes – casas pré-fabricadas com layout “inteligente” para tirar o maior partido do exterior, e tendas safari, pensadas para desfrutar da natureza.

PUB
PUB