A The Navigator Company e a Saint-Gobain celebraram esta semana uma parceria estratégica focada na promoção da economia circular e na descarbonização da indústria de produção de argamassas. O acordo celebrado visa o fornecimento por parte da Navigator de um subproduto que será integrado na composição das soluções da marca Weber.
O acordo, formalizado no dia 31 de julho, por José Martos, CEO da Saint-Gobain Portugal, e António Redondo, CEO da The Navigator Company, reflete o compromisso conjunto das duas empresas com a sustentabilidade.
A promoção da eficiência do uso de recursos é um compromisso assumido publicamente pela Navigator no âmbito da sua Agenda de Gestão Responsável 2030, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A maior eficiência na utilização dos recursos nas suas fábricas incide, nomeadamente, na redução, aproveitamento e valorização de resíduos do processo industrial, numa lógica de reclassificação e reintegração daquilo que em tempos eram resíduos como materiais valorizados na cadeia de produção de outros tipos de produtos. O compromisso com a sustentabilidade valeu-lhe recentemente a distinção como a empresa do setor florestal mais sustentável do mundo. Desde 12 de julho, de acordo com o ESG Risk Rating da Sustainalytics, a Navigator está no topo da lista das 85 empresas globais do cluster de indústrias de Paper & Forestry e ocupa o 1º lugar entre 63 empresas que integram o subconjunto Paper & Pulp, estando no top 5% entre mais de 16.200 empresas mundiais em todos os segmentos de atividade.
A sustentabilidade é também uma das grandes apostas da Saint-Gobain. A Empresa tem como meta atingir a neutralidade carbónica até 2050 e reduzir cerca de 30% das emissões de dióxido de carbono (CO2) até 2030. Para cumprir estes objetivos, trabalha no sentido de disponibilizar materiais de construção alternativos, através de produtos que incorporem matérias-primas revalorizadas, sem necessidade de extração do planeta, e embalagens 100% recicláveis.
A parceria agora estabelecida é fundamental para os objetivos a médio e longo prazo traçados pela Saint-Gobain, permitindo-lhe ainda ser uma interveniente chave para uma indústria mais sustentável, circular e com menor impacto ambiental. A visão da Saint-Gobain é ser líder mundial em construção sustentável. Para isso, está a trabalhar em diversas áreas, sendo uma delas no desenvolvimento de soluções que contribuam, por um lado, para uma economia circular na indústria e, por outro lado, para a eficiência energética do edificado.
«A nossa estratégia em Portugal passa por sermos líderes em construção sustentável. Para isso, estamos a trabalhar em diversas áreas, sendo uma delas no desenvolvimento de soluções que contribuam, por um lado, para uma economia circular na indústria, por outro, para a eficiência energética do edificado», sublinha Jose Martos. O CEO da Saint-Gobain Portugal acrescenta ainda que «não podíamos estar mais satisfeitos com esta parceria com a Navigator, que nos permitirá continuar a lançar soluções completamente inovadoras no setor, alinhadas às nossa ambições e visão para o mercado nacional».