Sponsored Content: Grupo Fibrogest
Por um lado, a Fibrolite dedica-se à produção de artigos em fibrocimento para coberturas e fachadas. Por outro, a Termolan é especialista em isolamentos térmicos e acústicos fabricado em lã de rocha e a FTB dedicada a painéis sandwich para coberturas e fachadas com o núcleo isolante em Lã de Rocha.
Fibrolite – Empresa de Fibrocimentos S.A., a fazer história desde 1972
Presente no mercado há mais de 50 anos, a marca tem sabido ultrapassar obstáculos e cumprir desafios em prol da excelência da sua presença no mercado nacional e internacional e da total satisfação de clientes e parceiros.
A Fibrolite é hoje a única empresa produtora de fibrocimento em Portugal e se este facto assume um pioneirismo evidente na orgânica da marca, existem muitos outros paradigmas que promovem a mesma a um patamar de excelência.
Sem amianto desde 2005
Atenta à proibição da União Europeia e na vanguarda da inovação, após a remodelação no processo de fabrico, a Fibrolite, empresa especializada no fabrico de Fibrocimento com a tecnologia NT (sem Amianto), descontinuou a utilização do Amianto na constituição do fibrocimento, passando assim a produzir com a denominada tecnologia NT, que é mais eficiente, ecológico, durável e principalmente Incombustível (A1).
Sendo a Fibrolite a única empresa produtora de fibrocimento em Portugal, Lina Abreu, assume que o volume de vendas deste produto é diferente da década de 80, devido ao surgimento de soluções alternativas no mercado, a mudança no paradigma de construção e do medo provocado pela ampla utilização do amianto.
“Temos perfeita noção que o nosso produto é de qualidade superior, ecológico e seguro, mas a desinformação ou informação errada levam muitas vezes o público em geral a pensar que a utilização do fibrocimento foi proibido, o que não é verdade. Hoje em dia e após 18 anos da reconversão do nosso processo do fabrico ainda temos pessoas que nos abordam a perguntar se o fibrocimento ainda é legal, porque viram nas notícias que estava proibido".
"O que existe é uma proibição da utilização do amianto em toda a União Europeia. O investimento feito em 2005 na Fibrolite, permitiu alterar o processo produtivo passando a fabricar fibrocimento NT ( sem amianto) e por isso sem problemas ambientais ou de saúde” revela a Administradora Lina Abreu.
Fibrocimento, a solução ideal
Com a remodelação no processo de fabrico, o fibrocimento melhorou as suas características técnicas transformando um produto bom em produto de excelência. Configurando-se como imputrescível, resistente a agentes químicos , inoxidável e incombustível, torna-se um produto não só o mais indicado para indústrias cujo ambiente seja altamente corrosivo ou agressivo mas também para habitações, principalmente em zonas marítimas.
“Num país com uma extensa linha costeira e em que grande parte da população reside na zona litoral, não faz sentido que o fibrocimento não seja aplicado nessas regiões. Soluções como painéis sandwich em poliuretano em zonas marítimas não terão a mesma durabilidade que o fibrocimento, uma vez que o sofrem corrosão muito rapidamente. Temos clientes que num espaço de 2 anos optaram por substituir este tipo de painéis de poliuretano por fibrocimento, por causa do rápido desgaste que teve", confessa Lina Abreu.
Outro atributos do fibrocimento é a incombustibilidade, tendo sido classificado com o grau mais elevado no comportamento ao fogo, ou seja A1.
“Existem sete classes de reação ao fogo, sendo classificados como A1 os produtos com melhor comportamento quando expostos ao fogo e F os produtos com o pior desempenho. Esta classificação traz-nos conforto e uma confiança enorme no nosso produto. Convivemos todos os anos com noticias avassaladoras de incêndios por todo o país, onde vemos habitações, comércio e industrias totalmente destruídas por este flagelo, sendo que em alguns casos os materiais de construção utilizados foram agentes propagadores do incêndio. Outro ponto relevante que o consumidor final deve estar atento é a classificação adicional em relação à produção de fumo e gotas inflamadas. Uma das principais causas da mortalidade em incêndios está relacionada com a inalação de fumos e consequentemente a intoxicação da vitima. Tendo o material de construção a classificação A1, este tipo de problemas não se revelam", salienta Lina Abreu.
Versatilidade e Inovação
A versatilidade do fibrocimento permitiu o seu crescimento no passado e utilização no presente, ora para fachadas, ora para coberturas simples, subtelha ou cobertura dupla ( com núcleo interior em Lã de Rocha)
O fibrocimento é conhecido pela sua geometria ondulada e cor cinzenta, a crescente utilização de produtos de base cimentícia como betão e microcimento, levou Lina Abreu a desafiar os colaboradores a desenvolver um novo produto de fibrocimento.
Assim nasceu a Fibrodecor, uma nova gama de produtos para exteriores e interiores, com aspecto cimentício mas com a leveza, durabilidade e resistência do Fibrocimento.
“ No segundo semestre de 2022 lancei o desafio para criar uma gama de produtos diferentes do habitual, os colaboradores aderiram muito bem dando ideias de peças e acabamentos. Fomos fazendo concepção e desenvolvimento de produto e chegamos a mais de 12 peças com geometrias diferentes. Desde floreiras, mesas, cadeiras e até candeeiros em Fibrocimento. Gostamos de desafios e continuaremos a aumentar o nosso rol de produtos” Realça Lina Abreu.
TERMOLAN – Isolamentos termo-acústicos, S.A.
A TERMOLAN é fabricante de lã de rocha para isolamento térmico, acústico e de proteção ao fogo, apresentando uma gama de produtos com diversas propriedades físicas e mecânicas, que permitem melhorar a segurança dos edifícios, privilegiar o conforto e a comodidade do consumidor final e, simultaneamente, reduzir o impacto no ambiente, aumentando a sustentabilidade económica e ambiental de um projeto, através da aplicação dos produtos nos seus elementos constituintes e tendo em consideração a finalidade para a qual se destinam.
Conscientes também das preocupações ambientais por parte da sociedade atual e da consequente necessidade de ações de proteção ambiental e prevenção da poluição, a TERMOLAN conta com diversas medidas com o objetivo de racionalizar a utilização de recursos e evitar ou minimizar os potenciais impactos ambientais decorrentes da sua atividade, nas suas unidades de produção.
Nesse âmbito, a TERMOLAN dispõe da adoção das melhores tecnologias disponíveis para o setor, garantindo a máxima eficiência do processo produtivo e que, alinhadas com a implementação de um adequado Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente e o devido Licenciamento Ambiental e cumprimento das normas e requisitos ambientais em vigor, permitem fabricar um produto que responde às necessidades dos clientes.
Com uma marca internacionalmente reconhecida, os produtos de lã de rocha da TERMOLAN são naturais, inorgânicos, minerais e sustentáveis, sendo fabricados segundo padrões de qualidade previamente definidos tendo em conta a especificidade da sua utilização.
O eco balanço dos produtos também é muito positivo, tal como se demonstra na sua Declaração Ambiental de Produto (DAP).
Os altos padrões dos produtos de lã de rocha da TERMOLAN garantem, portanto, todas as exigências de arquitetura, engenharia, funcionalidade e bem-estar, independentemente do grau de complexidade da solução, em prol de um conforto térmico e acústico, em prol da segurança contra incêndios, em prol de “um amanhã melhor”.
FTB – Fábrica da Barca, S.A.
A empresa FTB, criada em 1988, dedica-se à conceção, fabrico e comercialização de painéis sandwich com núcleo isolante em lã de rocha, para aplicação em fachadas e coberturas.
A FTB tem um negócio baseado num pensamento inovador, na competência, no trabalho e na transparência.
Uma empresa inovadora, atestada pelo facto de pertencer ao grupo português produtor de lã de rocha. Uma empresa competente assente no valor do trabalho e da transparência, o que lhe permite ser o primeiro produtor de painéis de sandwich de lã de rocha com acreditação CE em Portugal.
Uma empresa onde a excelência é a motivação do seu dia a dia, mesmo sabendo que a perfeição é difícil de prometer e de alcançar. Esta forma de estar faz com que a FTB esteja atenta e valorize todos os detalhes e todas as necessidades dos seus clientes.