A Daikin acaba de apresentar o novo sistema de Recuperação de Calor VRV 5 representa um marco significativo, com a introdução do fluido frigorigéneo R-32 com um menor GWP para edifícios comerciais maiores, mantendo a flexibilidade VRV para se adequar a todos os tipos de espaços interiores, até mesmo áreas muito pequenas.
O futuro primeiro
O novo sistema de Recuperação de Calor VRV 5 quer ser «o futuro do AVAC-R comercial», contribuindo para a descarbonização dos edifícios comerciais graças aos seguintes fatores:
- Uma grande redução de até 71% do impacto no aquecimento global pela adoção do R-32, com um GWP menor em 68% e uma carga de fluido frigorigéneo mais baixa em comparação com os sistemas R-410A.
- Uma eficiência sazonal real superior.
- Um sistema de recuperação de calor de 3 tubos altamente eficiente e confortável, que recupera e re-circula o calor entre espaços com diferentes necessidades térmicas e permite a operação simultânea de aquecimento e arrefecimento, independentemente da orientação do edifício.
- Integração de unidades de ventilação para contribuir para uma melhor qualidade do ar interior e para um ambiente interior mais saudável.
Flexibilidade
Uma caixa seletora (BS) totalmente redefinida que integra a tecnologia Shîrudo exclusiva da Daikin, permitindo a instalação em espaços de apenas 7 m2 sem cálculos complexos e sem necessidade de medidas de controlo do fluido frigorigéneo fornecidas localmente.
O software de design Web Xpress da Daikin em combinação com a tecnologia Shîrudo permitem uma seleção e um design rápidos e fáceis, adequando-se a qualquer espaço.
Com a gama de capacidades mais ampla do mercado, até ao máximo de 75,8 kW, o sistema VRV 5 da Daikin abrange as necessidades de edifícios médios a grandes com um só sistema.
Uma gama abrangente de unidades interiores VRV R-32 especialmente concebidas oferece a máxima flexibilidade para divisões com todas as configurações. Isso inclui as cassetes de instalação no teto e suspensas da Daikin, Condutas de baixo perfil, de Pressão Estática Externa (ESP) média, unidades para tetos falsos de ESP elevada e unidades murais. Uma escolha de capacidades de 1,1 kW a 31,5 kW abrange facilmente todas as dimensões de divisões possíveis.
Construir um legado sustentável em conjunto
A sustentabilidade e a inovação são elementos fundamentais da "Visão Ambiental 2050" da Daikin. O novo sistema de Recuperação de Calor VRV 5 responde a ambas, maximizando a eficiência dos edifícios com uma pegada ambiental mínima.
George Dimou, Gestor de Produtos VRV da Daikin Europe, salienta que «enquanto empresa líder da indústria, assumimos a responsabilidade de promover a transformação sustentável do mercado AVAC-R, proporcionando um ambiente interior saudável e confortável com o poder do ar».
«Enquanto parceiro fiável, agimos agora para estabelecer relações comerciais a longo prazo com intervenientes e clientes no mercado, apoiando continuamente todos os esforços para alcançar os objetivos de sustentabilidade da nossa empresa e dos nossos parceiros», refere ainda.
E conclui que «enquanto fabricante, reduzimos os resíduos através de esquemas de economia circular como o LOOP by Daikin e do desenvolvimento de novas soluções inovadoras, incluindo o VRV 5 com tecnologia Shîrudo para reduzir ainda mais as emissões de CO2».