Empresas

BAXI adquire Hitecsa para se posicionar na vanguarda do mercado de energia aerotérmica

BAXI adquire Hitecsa para se posicionar na vanguarda do mercado de energia aerotérmica
Jordi Mestres, CEO da Baxi em Espanha e Portugal

Sponsored Content: Baxi

A Baxi, líder em sistemas de climatização residencial em Espanha e Portugal pertencente ao Grupo BDR Thermea, adquire 100% da HIPLUS, empresa dedicada à conceção, fabrico e fornecimento de sistemas de climatização para grandes instalações. Sob a marca Hitecsa, é um ator importante no arrefecimento por energia aerotérmica e no ar condicionado para aplicações comerciais e industriais, como hotéis, aeroportos, hospitais e lojas, entre outros.

A HIPLUS é também conhecida pela sua marca Adisa, especializada em caldeiras de alta eficiência e soluções de aquecimento. A conclusão da aquisição pelo fundo espanhol de investimento em participações em empresas de capitais fechados, Phi Indusrial, está sujeita à autorização das Autoridades Reguladoras da Concorrência. A BAXI irá investir e ampliar os recursos na área de I+D, que pretende impulsionar significativamente, com o objetivo de se posicionar na vanguarda do crescente mercado de energia aerotérmica na Europa.

Segundo Jordi Mestres, CEO da Baxi em Espanha e Portugal, «com a aquisição da Hitecsa, vamos estabelecer em Espanha um centro de desenvolvimento e produção de energia aerotérmica, uma tecnologia chave para a descarbonização de edifícios na Europa, de acordo com os objetivos estabelecidos pela UE. Temos orgulho em poder realizar este projeto industrial, cuja importância é comparável ao que significa para o setor automóvel a implantação de uma fábrica de automóveis elétricos».

A energia aerotérmica é uma tecnologia limpa e altamente eficiente que capta a energia térmica encontrada no ar ambiente que envolve o edifício e a transforma em aquecimento, arrefecimento ou água quente sanitária. Isto é feito através do sistema de bomba de calor aerotérmica.

Impulsionada pela transição energética e pela necessidade de descarbonização dos edifícios em Espanha, a eletrificação por energia aerotérmica para fins de aquecimento e arrefecimento aumentou cerca de 45 % nos últimos cinco anos. A combinação das duas empresas e o investimento previsto permitirá oferecer soluções de energia aerotérmica desde ambientes residenciais até grandes superfícies comerciais.

Sobre a Hitecsa

Fundada nos anos 80, a Hitecsa é conhecida por oferecer soluções completas de climatização que abrangem logística, fabrico e amplo apoio pré-venda. Tem a sua sede em Vilanova i la Geltrú e centros de desenvolvimento e produção em Vilanova i la Geltrú e Vilafranca del Penedés (Barcelona). Antes da pandemia, em 2019, a Hitecsa e a Adisa registaram em conjunto um volume de negócios de 26 milhões de euros.

Segundo Jordi Mestres, «a integração da Hitecsa completa a nossa carteira de serviços em Espanha e Portugal. Poderemos oferecer aos nossos clientes uma gama completa de sistemas de climatização para qualquer tipo de edifício. A Hitecsa continuará focada no mercado espanhol de grandes instalações de climatização e ajudar-nos-á a expandir a nossa atividade de aerotermia residencial».

Phi Industrial

A Phi Industrial, fundo de investimento espanhol de longa trajetória e reconhecido prestígio, adquiriu a empresa em 2012 quando, com 109 colaboradores, se encontrava numa situação financeira e de gestão difícil. Após nove anos de intenso trabalho operacional, comercial, de desenvolvimento de produtos e inovação, a empresa, atualmente com um total de 165 colaboradores, consolidou dois centros de produção do mais alto nível industrial; diversificou a sua gama de produtos e internacionalizou as suas atividades.

Segundo Alexander Wit e Jordi Bricio, proprietários da Phi Industrial, «estamos particularmente orgulhosos de ter participado, juntamente com a equipa de gestão, na recuperação, consolidação e liderança de uma empresa como a Hitecsa, e é para nós um bom exemplo da forma como a Phi funciona. Deixamos a empresa nas boas mãos de uma sociedade especialista no setor e que projeta um futuro extraordinário para a Hitecsa, fechando assim o círculo de criação de valor que esperávamos».

PUB
PUB