Há um novo projeto residencial na Quinta da Pícua, em Águas Santas, a apenas 20 minutos do centro do Porto. Chama-se Pleno e é promovido pela VIZTA. Com um total de 110 apartamentos, distribuídos por tipologias de T1 a T4, o Pleno destina-se a quem procura uma vivência funcional, confortável e em contacto com a natureza.
Situado na frente do Parque da Pícua, o projeto da autoria do MVCC Arquitetos, visa oferecer uma solução de habitação com ligação à natureza e proporcionar um estilo de vida sustentável. Atualmente, 46% dos apartamentos do Pleno já se encontram vendidos ou reservados, resultado da fase de vendas privadas.
Este lançamento marca a primeira fase, contando com um investimento na ordem dos 29 milhões de euros e a sua construção arranca já durante neste mês de julho, prevendo-se o início da entrega destes 110 apartamentos em junho de 2027.
Investimento de 105 milhões de euros
Já a segunda fase do Pleno está em desenvolvimento e tem previsto o arranque de construção no final do primeiro trimestre de 2026, e a terceira fase o arranque da construção está previsto no início de 2027. Na sua globalidade, o Pleno vai oferecer cerca de 380 fogos, com um valor de investimento de cerca de 105 milhões de euros.
Os espaços exteriores (comuns e privados) foram cuidadosamente integrados na paisagem, promovendo o equilíbrio entre vida urbana e ambiente natural. O Pleno foi desenvolvido segundo os princípios da Certificação BREEAM, um compromisso com a eficiência energética, a redução do impacto ambiental e o bem-estar dos seus moradores. Destaca-se o reforço de isolamento térmico, a ventilação natural, e a orientação estratégica das janelas, que permite maximizar a luz natural e minimizar o consumo energético.
A Quinta da Pícua está localizada na freguesia de Águas Santas, na Maia, uma das zonas residenciais de referência do concelho e da Área Metropolitana do Porto. Trata-se de uma localização estratégica e excelentes acessos, tanto rodoviários como de transportes públicos, incluindo ligação direta ao centro do Porto e ao aeroporto Francisco Sá Carneiro através do Metro.