A Vanguard Properties anunciou, esta quinta-feira, o arranque da primeira fase de construção do empreendimento residencial Muda Reserve, no concelho de Grândola. O primeiro empreendimento residencial em Portugal cujas estruturas são 100% em madeira, consiste num investimento total de 200 milhões de euros por parte da Vanguard Properties.
O arranque desta nova fase do projeto, depois de concluídas as obras de infraestruturas, contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, e do CEO da Vanguard Properties, José Cardoso Botelho.
Moradias NZEB. Estruturas em madeira
Em primeira instância, o promotor dá hoje início à construção das primeiras oito casas modulares, as Casas da Chaminé, que reinterpretam a tradicional casa alentejana, tendo a chaminé com referência inspiradora.
Estas moradias serão NZEB, com a estrutura totalmente construída em madeira pela KŌZŌWOOD, empresa de construção em madeira na qual a Vanguard Properties investiu 30 milhões de euros. As moradias têm a assinatura do atelier de arquitetura Saraiva+Associados, e contemplam uma piscina e um jardim privativo.
O arranque da construção destas moradias, estabelece o início da comunidade energia descentralizada que a Vanguard Properties está a desenvolver para os seus projetos na Comporta, constituído pela Muda Reserve e Terras da Comporta (Dunas e Torre), que será a maior da Europa, ao abrigo de uma parceria celebrada com a Greenvolt Comunidades.
Tipologias com áreas entre 180m² e 300 m²
As moradias desenvolvem-se em dois pisos e estão disponíveis em tipologias que vão do V3 a V5, com áreas entre 180m² e 300 m², em lotes de 620m² a 1.125 m². A conclusão destas oito moradias deverá ser de aproximadamente 12 meses.
Após o término da primeira fase, a Vanguard Properties iniciará a segunda fase de construção com mais de 80 casas em pipeline projetadas pelo atelier de arquitetura AO-LX, sendo também edifícios NZEB.
Projeto caracterizado pela componente artística
O arquiteto Francis Keré, vencedor prémio Pritzker em 2022, irá projetar uma capela para este empreendimento, aberto a toda a comunidade. O projeto na Muda, com uma área total superior a 350 ha, envolverá também zonas de espaços verdes e serviços comerciais que se estendem por um hectare. O projeto terá também reservada uma zona dedicada ao desporto e aos mais jovens, estando já construídos um campo de jogos e um parque infantil.
José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, frisa que «o projeto Muda Reserve começa hoje a tomar forma, com o início da construção do primeiro empreendimento residencial em Portugal com moradias de estruturas construídas 100% em madeira e de elevada qualidade. O empreendimento, reunindo espaços verdes, serviços e lazer, atrairá investimento nacional e estrangeiro para o concelho de Grândola, que será também a ‘casa’ de uma capela para a comunidade projetada pelo arquiteto de renome mundial, Francis Keré».