Em 2023, o montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos totalizou de 6.048 milhões de euros, valor que traduz um significativo aumento de 65% face a 2022. São os dados divulgados esta sexta-feira pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN)
No ano transato, os contratos de empreitadas celebrados e reportados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos, totalizaram 2.906 milhões de euros, o que traduz um crescimento de 52% em termos homólogos. Destaca-se a celebração do contrato para a construção da Linha Rubi, pelo Metro do Porto, no montante de 379,5 milhões de euros.
A AICCOPN salienta que, em 2023, o diferencial entre a contratação reportada e os concursos de empreitadas lançados na mesma modalidade situou-se em 3.142 milhões de euros.
Quanto aos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias, perfizeram 554 milhões de euros, o que traduz um acréscimo de 27% em termos homólogos.
O valor total de contratos de empreitadas celebrados e registados no Portal Base totalizou 3.699 milhões de euros, em 2023, montante que corresponde a um expressivo aumento de 48%, face ao apurado no ano anterior.